<P>Um manifesto contra a construção do Porto das Lajes, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste de Manaus, será apresentado na próxima quarta-feira (17). Na ocasião, membros da comunidade irão fazer uma carreata em protesto contra as implicações ambientais da obra. As informações...
Diário do Amazonas - RCUm manifesto contra a construção do Porto das Lajes, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste de Manaus, será apresentado na próxima quarta-feira (17). Na ocasião, membros da comunidade irão fazer uma carreata em protesto contra as implicações ambientais da obra. As informações são do jornal Diário do Amazonas.
O psiquiatra e pró-reitor de extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Rogélio Casado, um dos idealizadores do manifesto, contou que o documento ainda não está pronto, mas servirá para exigir uma resposta em benefício da comunidade da Colônia Antônio Aleixo.
- Esperamos que a sociedade nos ouça sobre esse desastre. O Encontro das Águas é nosso cartão de visita. Queremos aprofundar a discussão sobre o licenciamento e os impactos que a construção do porto vai causar, disse Rogélio Casado.
A manifestação vai ocorrer na Bola do Coroado, zona Leste, e a carreata vai seguir até a Torre da Embratel, na rua Emílio Moreira, bairro Praça 14, zona Sul.
Obra polêmica
O terminal portuário é um empreendimento da empresa Lajes Logística, que pretende construí-lo na margem esqueda do rio Amazonas, no ponto mais estreito do Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, na entrada do Lago do Aleixo.
Segundo informações do Instituto de Proteção ambiental do Amazonas (Ipaam), a empresa tem até setembro de 2009 para apresentar a complementação dos estudos de impacto ambiental, como o estético/paisagístico e o socioambiental.
O processo de licenciamento ambiental, de acordo com o Ipaam, tem o prazo de um ano para ser finalizado. Duas audiências públicas serão realizadas, conforme o Ipaam, para que a comunidade aponte os questionamentos e o órgão possa se manifestar novamente sobre a obra.
Fale Conosco
22