De acordo com dados divulgados pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Produtos Siderúrgicos (Sindisider), a venda de aço nos distribuidores associados ao Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (INDA) recuou 3,6% em fevereiro, em comparação com janeiro, atingindo o volume de 343,6 mil toneladas. Se comparado ao mesmo período do ano passado (377,6 mil toneladas), a queda é de 9%.
A retração nas vendas contribuiu para o aumento dos estoques, que fecharam o mês 0,8% maiores, totalizando 1005,9 mil toneladas. Com isso, o giro dos estoques atinge 2,9 meses de vendas, contra 2,8 meses apresentado em janeiro.
Já as compras da rede associada registraram queda de 0,6% frente a janeiro, com 351,6 mil toneladas de aços planos. O montante é 7,7% superior ao total de aço vendido em fevereiro do ano passado (326,6 mil toneladas).
Importações
A importação de aço plano comum, realizada pelo mercado brasileiro, encerrou fevereiro com recuo de 16% em relação ao mês anterior, atingindo um total de 154,2 mil toneladas. Quando comparada ao mesmo período do ano anterior, as importações registraram volumes 4,9% maiores.
Projeções
De acordo com levantamento do INDA, no mês de março, tanto as compras como as vendas devem crescer cerca de 10%. “Após o período de Carnaval, sempre identificamos um aumento na comercialização de produtos siderúrgicos”, explica Carlos Loureiro, presidente do Sindisider.