Mercado

Compra de ativos da Rio Tinto aprovada

Jornal do Commercio
14/09/2009 03:26
Visualizações: 886
A Vale obteve a aprovação do Conselho de Defesa Nacional (CDN) para a aquisição das operações de minério de ferro da Rio Tinto, em Corumbá, no Mato Grosso do Sul.


Em janeiro, a mineradora brasileira havia celebrado com a australiana o contrato de compra e venda, mediante pagamento à vista, de ativos de minério de ferro e potássio. O valor a ser pago pelas operação de minério de ferro e também por ativos logísticos que incluem um porto fluvial e barcaças de transporte é de US$ 750 milhões. A aquisição dos ativos de potássio já foi concluída.


A conclusão da aquisição ainda depende de certas condições, que deverão ser cumpridas tanto pelos compradores quanto pelos vendedores.


As minas da Rio Tinto em Corumbá produziram 2 milhões de toneladas métricas de minério de ferro em 2008. Segundo nota divulgada pela Vale na sexta-feira, trata-se de "um ativo de classe mundial, com alto teor de ferro e rico em granulados de redução direta, tipo de minério de ferro de alto valor que está se tornando crescentemente escasso no mundo".


Os ativos de logística possibilitam ter 70% de autossuficiência no transporte de minério de ferro, escoado através do Rio Paraguai. A Vale destaca também as possibilidades de sinergia. "Corumbá está localizado próximo às nossas operações de minério de ferro e manganês em Urucum. Desse modo, existe potencial para exploração de várias sinergias, envolvendo maior flexibilidade dos ativos, redução de custos administrativos e de logística e racionalização do uso das reservas".



LULA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou na sexta-feira que no último encontro que teve com o presidente da Vale, Roger Agnelli, semana pasada, em Brasília, disse ao empresário que a Vale poderia ter começado as obras de construção de siderúrgicas no Espírito Santo, Pará e Ceará, durante a crise.


"Eu disse para o companheiro Roger Agnelli que era para termos começado a construir essas siderúrgicas no auge da crise, para dar uma resposta a quem estava com medo", afirmou o presidente.


Ele disse que nessa mesma conversa pediu para Agnelli comprar navios de transporte de minério na indústria naval brasileira que, segundo o presidente, está voltando a crescer.


"Ele (Agnelli) disse para mim que a indústria naval brasileira não podia fabricar navios e agora conversei com companheiros (do estaleiro) da Atlântico Sul e eles disseram que já estão preparados", disse o presidente.


Segundo Lula, já na próxima semana ele vai se reunir com a Atlântico Sul, Agnelli e a indústria naval para saber se é possível atender a demanda da Vale.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.