UPB

Complexo Petroquímico em Itaboraí e São Gonçalo

Com a localização definida a Petrobras e os sócios, o Grupo Ultra e o BNDES, passam a uma nova fase do projeto que inclui a negociação da participação societária e elaboração do projeto de construção. Durante o evento Gabrielli cobrou maior integração entre empresas e poder público pa


28/03/2006 03:00
Visualizações: 126

A Petrobras anunciou, nesta terça-feira (28/03), a localização do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) em Itaboraí e São Gonçalo, ambos municípios do Rio. Com a localização definida a Petrobras e os sócios, o Grupo Ultra e o BNDES, passam a uma nova fase do projeto que inclui a negociação da participação societária, além da elaboração do projeto básico que deverá ser concluído até o fim do ano.

Até o momento, os custos do empreendimento têm sido compartilhados por Petrobras e o Grupo Ultra em partes iguais, mas a participação societária não está definida. Durante a apresentação do Comperj, o presidente do Grupo Privado, Paulo Cunha, afirmou que ainda era necessário definir a parte do BNDES e que Petrobras e Ultra repartiriam o restante em 50% para cada empresa.

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, confirmou que até então o empreendimento estava compartilhado na base de meio a meio, mas não descartou a possibilidade da entrada de novos sócios. "Não estamos abrindo a possibilidade, mas também não estamos fechando", disse, referindo-se à unidade principal, a Unidade de Petroquímicos Básicos, que será construída em Itaboraí. Já a unidade de segunda geração, que faz parte do complexo integrado, poderá ter vários sócios além do Ultra e Petrobras.

Segundo explica a presidente da Petroquisa, Maria das Graças Foster, serão construídas cerca de oito plantas para a produção de diferentes resinas petroquímicas a partir dos insumos vindos da UPB. Nestas unidades a Petrobras vai participar em algumas empresas, o grupo Ultra em outras e haverá outros sócios em plantas que estão em linha de suas áreas de negócios.

O Comperj será composto de uma Unidade de Petroquímicos Básicos (UPB), em Itaboraí, com capacidade de processamento de 150 mil barris de petróleo pesado por dia para a produção de petroquímicos básicos e uma planta de segunda geração, em São Gonçalo, que utilizará o eteno, propeno, paraxileno e outros insumos vindos da UPB para a produção de resinas petroquímicas como polietileno e polipropileno. O investimento na UPB é de US$ 3,5 bilhões, as obras estão previstas para iniciar em 2007 e a operação começará em 2011.

A decisão por Itaboraí, segundo explica a Petrobras, foi em função das melhores condições ambientais, econômicas e sociais. Tanto Gabrielli, quanto o diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, negaram que a escolha do município represente ganho político para qualquer partido, ainda que as prefeituras locais sejam do partido do Governo Federal. 

A proximidade do ano eleitoral também foi descartado pela diretoria da Petrobras como fator de preocupação para o andamento do empreendimento. "Os projetos da Petrobras são de longo prazo, se parássemos a cada campanha eleitoral não faríamos nada", argumenta Costa.

Por outro lado, o presidente da Petrobras cobrou maior integração entre a Petrobras, o governo do estado e governos municipais para facilitar o andamento do projeto. "Um projeto deste tamanho não vai cumprir o prazo se perdemos tempo em acertar nossas diferenças", disse.

Durante o evento, o secretário de energia, indústria naval e do Petróleo, Wagner Victer, afirmou que o governo do estado considera uma vitória a instalação da refinaria no Rio e estará fazendo o possível para acelerar todos os processos da competência do estado para que o empreendimento entre em operação o mais rápido possível.

A governadora Rosinha Matheus cobrou a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva ao evento. Gabrielli, que esteve em Brasília apresentando o emprendimento ao presidente, informou que ele manifestou grande satisfação e defendeu maior integração entre as instâncias de poder em prol de grandes investimentos como este.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19