Hidrogênio Verde

Complexo do Pecém (CE) abriga os primeiros projetos de hidrogênio verde do Brasil

Localizado em São Gonçalo do Amarante, Pecém é destaque na movimentação de cargas, sustentabilidade e projetos de produção de energia limpa.

Redação TN Petróleo/Assessoria Complexo de Pecém
18/09/2025 12:08
Complexo do Pecém (CE) abriga os primeiros projetos de hidrogênio verde do Brasil Imagem: Vosmar Rosa/Divulgação Visualizações: 2091

O Nordeste brasileiro é famoso pelas suas belezas naturais e por atrair milhares de turistas todos os meses para aproveitar o sol, as praias, a culinária e a cultura nordestina. Para além de destino turístico, a região também é conhecida pela liderança na geração de energia limpa e na produção do hidrogênio verde. Pensando nisso, a equipe do #MPorPeloBrasil foi conhecer de perto o Complexo do Pecém, no Ceará, um dos pólos de produção de energia limpa na região.

Localizado em São Gonçalo do Amarante, cerca de 50 quilômetros da capital Fortaleza, Pecém é destaque na movimentação de cargas, sustentabilidade e projetos de produção de energia limpa. O complexo também está em fase de elaboração de projetos de produção de hidrogênio verde, um combustível obtido a partir da eletrólise da água, processo que utiliza energia de fontes renováveis, como a solar e a eólica, para separar o hidrogênio do oxigênio.

Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém, explica que é um grande projeto para o futuro. "Que posiciona o Ceará como um líder global na produção de combustíveis limpos", disse. Ele destacou os investimentos em energia renovável, como a parceria com a Casa dos Ventos, uma empresa brasileira que desenvolve, constrói e opera projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis.

O presidente também falou sobre planos futuros, incluindo a construção do maior data center da América Latina, com o objetivo de atrair grandes empresas de tecnologia para o Brasil. Além disso, está em andamento a instalação de uma planta de amônia verde, que usará o vento e o sol para produzir hidrogênio verde e transformá-lo em um combustível sustentável, visando contribuir para a descarbonização de outros continentes.

Max Quintino citou ainda o plano de expansão para o complexo portuário, que inclui a ampliação do píer 2, a ampliação dos corredores de utilidades, a implantação do berço 11 e de um berço de acostagem para a movimentação de grandes cargas e projetos, bem como insumos para a cadeia produtiva de H2V.

Destaques
A movimentação de cargas no Complexo do Pecém segue em crescimento contínuo. No ano passado, foram movimentadas 23 milhões de toneladas, e a expectativa se mantém para 2025, com destaque para o aumento no fluxo de contêineres e de granéis sólidos.

A cabotagem, ou seja, o transporte entre portos brasileiros, também cresce continuamente. Devido à riqueza da agricultura nacional, Pecém se firmou como um importante hub de distribuição de frutas frescas (melão, uva e manga) produzidas no Ceará e no Vale do São Francisco, que são transportadas para todo o país e também para portos no exterior.

Além disso, o porto se destaca pela exportação de minério de ferro, ferro e aço. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reforçou o empenho do governo brasileiro em investir em infraestrutura portuária, como em dragagens que permitem a atracação de navios maiores. "São mais produtos que podem ser movimentados e a economia sendo impulsionada. São empregos sendo gerados e a população com mais dinheiro para aproveitar a família", disse.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
Mão de Obra
Censo 2026 vai mapear perfil socioeconômico de trabalhad...
07/05/26
Internacional
ANP e PPSA realizam evento exclusivo em Houston para pro...
07/05/26
Workshop
ANP faz workshop para dinamizar a exploração de petróleo...
07/05/26
Parceria
Halliburton e Shape Digital firmam colaboração estratégi...
06/05/26
ROG.e
ROG.e 2026 reunirá CEOs de TotalEnergies, Galp, TGS e Ry...
06/05/26
Oportunidade
CNPU 2025: ANP convoca candidatos de nível superior a se...
06/05/26
Combustíveis
Atualização: Extensão do prazo de flexibilização excepci...
06/05/26
Gestão
ANP publica Relatório de Gestão 2025
06/05/26
Internacional
Na OTC Houston 2026, Firjan SENAI SESI expande atuação s...
06/05/26
Energia Elétrica
Modelo simplificado viabilizou 70% das migrações ao merc...
06/05/26
Investimentos
Biocombustíveis podem adicionar até R$ 403,2 bilhões ao PIB
05/05/26
Bacia de Santos
Acordos de Individualização da Produção (AIP) das Jazida...
05/05/26
Energia Solar
ENGIE investirá R$ 5 milhões em três projetos para inova...
05/05/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Média de abril é a mais baixa em quase doi...
05/05/26
Pessoas
Josiani Napolitano assume presidência da ABiogás em mome...
05/05/26
Internacional
Na OTC Houston 2026, Firjan SENAI realiza edição interna...
04/05/26
Reconhecimento
BRAVA Energia recebe prêmio máximo global do setor pelo ...
04/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23