Etanol

Competitivo na bomba, etanol é preferência dos brasileiros na hora de abastecer

Redação/Assessoria Unica
04/12/2018 21:36
Visualizações: 71

A matriz de combustíveis está mais limpa, e a boa notícia vem do setor de transportes. Em outubro, dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) indicam um recorde histórico de consumo de etanol hidratado no Brasil: 2,03 bilhões de litros. Considerando o período de safra, abril a outubro, o volume consumido de etanol hidratado, que emite 90% menos do que a gasolina, supera os 11,3 bilhões de litros, registrando 41,3% de crescimento em relação ao mesmo período de 2017.

No Norte-Nordeste, o consumo do biocombustível mais do que duplicou (+140%) em relação a outubro do ano passado. Somou 213 milhões de litros, volume recorde para a região (88,73 milhões em out/2017). O Centro-Sul, principal produtor e consumidor de etanol também apresentou números notáveis. Somente em outubro foram consumidos 1,82 bilhão de litros, um aumento de 41,3% em comparação a outubro de 2017.

Vale ressaltar que a participação do etanol (hidratado e anidro) na matriz de combustíveis utilizados pela frota de veículos de passeio e de carga leve (Ciclo Otto - em gasolina equivalente) atingiu 50,2%, o maior da história. Pela primeira vez na série histórica de outubro o etanol corresponde ao combustível mais utilizado no País.

Esse aumento expressivo no consumo do renovável reflete a maior competitividade do hidratado frente à gasolina em todos os estados, inclusive nas localidades onde a relação de preços entre os combustíveis não era favorável historicamente.

De acordo com o levantamento realizado pela ANP, a paridade média de preços (hidratado/gasolina) na região Norte-Nordeste atingiu 72,5% em outubro de 2018 ante 79,6% no mesmo mês do ano anterior. Isso representa uma redução média de 7,1 p.p. na paridade em todos os estados, com destaque para a Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Piauí, Bahia e Amazonas, que apresentam uma relação de preços inferior a 73%, com menor valor (69,3%) na Paraíba. Todos esses valores representam a maior competitividade do etanol hidratado no Norte-Nordeste desde 2010.

Na região Centro-Sul, a paridade média foi de 62,2% versus 66,3% em 2017. Isto representa um cenário ainda mais vantajoso para o biocombustível. Até mesmo no Estado do Rio de Janeiro e no Distrito Federal, regiões historicamente com paridade desfavorável ao etanol, apresentaram uma forte mudança de tendência nesse ano, culminando em outubro com 68,5% e 69,0%, respectivamente.

"Em todo o Brasil, esses valores, que estão muito aquém do rendimento técnico médio de 73%, influenciam diretamente na escolha do consumidor em optar por um combustível limpo e renovável", afirma Antonio de Padua Rodrigues. A expectativa é de que em novembro e dezembro as vendas continuem aquecidas neste patamar de 2 bilhões de litros.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19