Engenharia

Competição Baja SAE BRASIL 2020 acontece de 11 a 15 de março ao lado da Fatec, em São José dos Campos (SP)

Redação/Assessoria
12/02/2020 19:26
Visualizações: 862 (0) (0) (0) (0)

Mais de mil estudantes dos cursos de engenharia de todo o Brasil participam de 11 a 15 de março da Competição Baja SAE BRASIL- Etapa Nacional, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, Interior paulista.

Em sua 26ª edição, a competição tem 73 equipes inscritas de 13 Estados mais o Distrito Federal, representando 63 instituições brasileiras de ensino superior com as quais os alunos têm vínculo acadêmico.

Desde que teve início em 1995, mais de 17 mil universitários já passaram pelos desafios da Baja SAE em provas estáticas e dinâmicas, com carros projetados e construídos pelos próprios estudantes nas suas universidades, sob orientação de professores.

Além de projetar e construir os carros off road, os alunos são responsáveis pela organização e gerenciamento das equipes, na parte técnica e na gestão financeira dos projetos para a viabilidade econômica dos veículos.

Novos desafios – Para 2020 a Competição inclui, pela primeira vez na sua programação, duas novas provas, Retomada e a Super Prime.

Individual, a prova de Retomada será feita em uma pista em forma de “U” e exigirá o melhor desempenho dinâmico dos sistemas de direção, freios e powertrain, além da habilidade do piloto. O objetivo dessa prova é avaliar a capacidade de se restabelecer a máxima aceleração/velocidade do veículo depois de uma redução drástica em curva acentuada.

Já a Super Prime, será uma disputa entre dois carros em uma pista de traçado específico e individual, exclusivo para a atividade, na qual a habilidade dos pilotos também será avaliada. De caráter eliminatório, vence e leva o troféu a equipe que chegar na frente em cada etapa até o final. Participam todas as equipes cujos carros tenham sido aprovados em todos os quesitos de segurança.

Outra novidade este ano é a ferramenta Smart-Insp, que dará suporte ás avaliações de desempenho pela padronização na coleta de informações, com ganho de produtividade na obtenção dos resultados. Todo processo será feito eletronicamente e os resultados divulgados em tempo real na internet.

Equipes - Com 73 equipes inscritas vindas de todas as regiões do País, a etapa nacional da Competição Baja SAE BRASIL- Etapa Nacional qualificará as três universidades que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas para representar o Brasil na competição mundial Baja SAE Illinois, nos Estados Unidos, de 3 a 6 de junho, evento promovido pela SAE International.

A região Sudeste lidera com 46 equipes inscritas, de quatro Estados e 43 instituições de ensino superior: 22 de São Paulo, 13 de Minas Gerais, oito do Rio de Janeiro e três do Espírito Santo. A região Sul inscreveu 13 equipes, seis do Paraná, quatro de Santa Catarina e três do Rio Grande do Sul.

O Nordeste vem em seguida com 10 equipes, três de Pernambuco, três do Rio Grande do Norte, duas da Bahia e duas da Paraíba. O Centro-oeste inscreveu três equipes, uma de Mato Grosso do Sul e duas do Distrito Federal, e a região Norte uma equipe, do Estado do Amazonas.

Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 109 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.