Parceria

Companhia Docas do Ceará assina protocolo de cooperação com portos de Cabo Verde

A Companhia Docas do Ceará (CDC) e a Enapor S.A. (empresa que administra os portos de Cabo Verde, na África) assinaram ontem (10) um protocolo de cooperação que irá reestabelecer a ligação comercial marítima entre o Porto do Mucuripe, em Fortal

Redação/ Agência
11/01/2012 10:34
Companhia Docas do Ceará assina protocolo de cooperação com portos de Cabo Verde Visualizações: 1326
A Companhia Docas do Ceará (CDC) e a Enapor S.A. (empresa que administra os portos de Cabo Verde, na África) assinaram ontem (10) um protocolo de cooperação que irá reestabelecer a ligação comercial marítima entre o Porto do Mucuripe, em Fortaleza, e os portos caboverdianos. O acordo incrementa os negócios entre o Brasil e o continente africano, de um modo geral, incluindo transferência tecnológica, de documentação e de estatísticas.

De acordo com o presidente da Câmara Brasil Angola-Ceará, Roberto Marinho, a assinatura representa um "marco, pois a intenção é utilizar o Porto de Praia, por exemplo, como ponto de atracação de cargas com destino para Angola, Senegal e outros países, reduzindo o tempo de trânsito".

De acordo com Marinho, "em 2008, com a crise econômica mundial, houve queda no comércio Brasil-África que retomou o crescimento no ano passado. A partir dessa assinatura, as empresas do Ceará já estão se movimentando".

Entre os principais produtos que o Ceará exporta para a África estão os itens de vestuário, material de construção e medicamentos. Marinho acrescenta ainda que a cooperação Brasil-Cabo Verde também pode ter impacto nas relações dos dois países com a Península Ibérica (Portugal e Espanha), "uma vez que as linhas comercias marítimas que partem desses países passam por Cabo Verde".
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Movimentação de cargas no Porto de Imbituba ultrapassa 3...
18/06/26
Oportunidade
Norsul e Norcoast investem na formação de novos Oficiais...
17/06/26
Logística
Porto de Itaqui consolida força do Arco Norte e encurta ...
15/06/26
Internacional
Agenda de sustentabilidade dos portos brasileiros ganha ...
12/06/26
Navegação Interior
Com recursos do Fundo da Marinha Mercante, Região Norte ...
10/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
A SBM Offshore assinou contratos para as FPSOs SEAP-I e ...
31/05/26
BOGE 2026
Benel marca presença no Bahia Oil & Gas Energy e anuncia...
29/05/26
Investimentos
Petrobras investirá mais de R$ 2,8 bilhões para ampliar ...
29/05/26
BOGE 2026
Oil States reforça compromisso com inovação e excelência...
29/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
29/05/26
BOGE 2026
Lumina Group marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 20...
28/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
28/05/26
BOGE 2026
BRAVA Energia marca presença no Bahia Oil & Gas Energy 2...
27/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25