Amazônia

Comitiva liderada pela ATP atesta avanços em portos privados da Região Amazônica

Visita também contou com representantes da Antaq e Marinha, na região de Barcarena (PA)

Redação TN Petróleo/Assessoria
25/01/2023 14:57
Comitiva liderada pela ATP atesta avanços em portos privados da Região Amazônica Imagem: Divulgação Visualizações: 2090

Responsáveis por maior dinamismo à economia do Brasil a partir da Amazônia, os portos privados da região da Barra Norte e da Baía do Marajó apresentaram avanços em operações de logística e infraestrutura, durante visita liderada pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), na segunda-feira (23), em Barcarena-PA. A Região Amazônica respondeu por mais de 90% da movimentação de cargas por hidrovias no país no primeiro semestre de 2022.

Além do presidente da ATP, Murillo Barbosa, estiveram na comitiva o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, e os diretores recém-empossados Almirante Wilson Pereira Lima e Alber Furtado de Vasconcelos Neto. Comandante do 4º Distrito Naval, o vice-almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho também esteve entre os convidados.

A comitiva visitou, na segunda-feira, os Terminais de Uso Privado (TUPs) da Hidrovias do Brasil, Terminal de Grãos Ponta da Montanha (TGPM), associados da ATP, e o Unitapajós, que fazem movimentação de grãos na região.

O presidente da ATP destacou a relevância das operações dos TUPs. "Tive muito orgulho ao apresentar a eficiência portuária dos terminais privados, principalmente na área das commodities. Essa visita foi muito positiva para destacar o potencial da região para a Marinha e a Antaq", disse Barbosa.

"As atividades de carga e descarga de grãos e fertilizantes que ocorrem nesses TUPs, envolvendo terminal, navios e barcaças, são impressionantes. Uma admirável logística permeia o processo, e a Antaq possui um papel fundamental na regulação dessas atividades", afirmou Wilson Lima.

De janeiro a outubro de 2022, os terminais localizados na Barra Norte e da Baía do Marajó movimentaram por cabotagem e longo curso 24,2 milhões de toneladas de cereais e sementes oleaginosas, como a soja. Observa-se um aumento de 26,2% do escoamento dessas commodities pela região.

TERMINAIS PRIVADOS

No Terminal de Vila do Conde, da Hidrovias do Brasil, o grupo conheceu o funcionamento da operação, com destaque para o recém-inaugurado simulador de manobras para navegação interior, inédito no Brasil.

No TGPM, conferiu a parte da estrutura do terminal que presta serviços de recebimento, armazenamento e embarque de grãos, onde também a comitiva realizou o plantio de árvores.

Já no Unitapajós, a comitiva fez um circuito para conhecer as operações que envolvem o escoamento de grãos no corredor norte pela hidrovia Tapajós-Amazonas.

A visita, de acordo com o presidente da ATP, reforçou a importância da região da Barra Norte e da Baía do Marajó, que tem 82 terminais privados, responsáveis por investir mais de R$ 5,3 bilhões na região nos últimos nove anos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Porto de Itaqui consolida força do Arco Norte e encurta ...
15/06/26
Internacional
Agenda de sustentabilidade dos portos brasileiros ganha ...
12/06/26
Navegação Interior
Com recursos do Fundo da Marinha Mercante, Região Norte ...
10/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
A SBM Offshore assinou contratos para as FPSOs SEAP-I e ...
31/05/26
BOGE 2026
Benel marca presença no Bahia Oil & Gas Energy e anuncia...
29/05/26
Investimentos
Petrobras investirá mais de R$ 2,8 bilhões para ampliar ...
29/05/26
BOGE 2026
Oil States reforça compromisso com inovação e excelência...
29/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
29/05/26
BOGE 2026
Lumina Group marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 20...
28/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
28/05/26
BOGE 2026
BRAVA Energia marca presença no Bahia Oil & Gas Energy 2...
27/05/26
Parceria
Grupo Bravante anuncia associação à Abeemar e reforça co...
27/05/26
Investimentos
Retomada dos investimentos da Petrobras no Amazonas
27/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.