Uma comitiva formada por representantes do Governo finlandês - setor produtivo e instituições de fomento, ensino e pesquisa - estará em Pernambuco entre os dias 25 e 27 de janeiro. A visita tem como objetivo o estreitamento dos laços dos dois países nas áreas de Tecnologia da Informação, Naval e Offshore, o que criará networking entre governos, universidades e empresas para gerar oportunidade de negócios e cooperação.
Entre a programação agendada está uma visita ao Complexo Industrial e Portuário de Suape, ao Parque Tecnológico de Pernambuco (ParqTel), ao Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP) e ao Porto Digital. O grupo também será apresentado aos sistemas de inovação brasileiro e pernambucano e às oportunidades de cooperação com o Governo local na área naval e de offshore, visando a formação de mão de obra especializada para o setor no estado.
Atualmente a Finlândia está entre os primeiros lugares em investimento em Ciência e Tecnologia e em número de patentes registradas e licenciadas, no mundo. Segundo o relatório PISA (Program for International Student Assessment) o nível cultural dos jovens finlandeses está no topo nas três áreas essenciais (matemática, ciências naturais e leitura).