Combustíveis

Comitê Técnico do MME discute desafios do novo cenário do downstream

Redação/Assessoria MME
24/01/2020 13:02
Visualizações: 1046

Ontem, 23/01 o Ministério de Minas e Energia (MME) realizou a primeira reunião de 2020 do Comitê Técnico Integrado para o Desenvolvimento do Mercado de Combustíveis, demais Derivados de Petróleo e Biocombustíveis (CT-CB). O Comitê deliberou pela realização de um workshop a ser realizado entre fevereiro e março com a participação de agentes e demais interessados visando a construção de propostas de trabalho sobre os desafios do novo cenário downstream, a partir de um diálogo transparente, com ampla participação do setor, em um ambiente de negócios pautado na governança, na estabilidade, com segurança jurídica e regulatória, e na previsibilidade.

O Comitê também deliberou pela criação do subcomitê de abastecimento de combustíveis de aviação para tratar de questões como as especificações do querosene de aviação e a infraestrutura de abastecimento nos aeródromos.

O CT-CB é o principal instrumento para execução dos trabalhos da iniciativa Abastece Brasil, tendo deliberado como pauta prioritária de 2020 os desafios do segmento downstream frente à venda das refinarias da Petrobras. Além disso, o CT-CB acompanhará o fim da prática de preços diferenciados de GLP, medida adotada pelo CNPE em 2019, com vigência a partir de 1º de março de 2020. O Comitê também seguirá atuando em articulação permanente com o setor com vista ao combate à sonegação e à adulteração de combustíveis.

Nesse sentido, o CT-CB é o foro adequado para formular propostas com vistas à promoção da concorrência no abastecimento nacional de combustíveis, atuando na diversificação de atores e na atração de investimentos no setor, em linha com a agenda do MME.

Compete ao colegiado elaborar estudos para subsidiar a formulação de políticas públicas destinadas à garantia do abastecimento nacional de combustíveis e para o aprimoramento do normativo regulatório do setor. Além disso, cabe ao CT-CB propor ações e medidas destinadas ao desenvolvimento do mercado de combustíveis.

O CT-CB, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, é formado por Casa Civil da Presidência da República; Ministério da Economia; Ministério da Infraestrutura; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério do Meio Ambiente; Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos; Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; Conselho Administrativo de Defesa Econômica; e Empresa de Pesquisa Energética.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
ENGIE Brasil Energia cresce 14,6% em receita e investe R...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Premiação
BRAVA Energia recebe prêmio máximo na OTC Houston pelo p...
25/02/26
Documento
ABPIP apresenta Agenda Estratégica 2026 ao presidente da...
25/02/26
Câmara dos Deputados
Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na tr...
25/02/26
FEPE
O desafio de formar e atrair talentos para a indústria d...
24/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
24/02/26
Energia Solar
Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, maior projeto solar da E...
23/02/26
Internacional
UNICA e entidade indiana firmam acordo para ampliar coop...
23/02/26
Onshore
Possível descoberta de petróleo no sertão cearense mobil...
23/02/26
Oferta Permanente
ANP realizará audiência pública sobre inclusão de 15 nov...
23/02/26
Internacional
Brasil e Índia: aliança no setor de bioenergia em pauta ...
23/02/26
Biometano
MAT bate recorde de instalações de sistemas de compressã...
23/02/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
23/02/26
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.