O Comitê se destaca por ações como divulgação de vagas inclusivas, encontros temáticos com colaboradores, palestras voltadas para o tema e distribuição interna de livros sobre diversidade
Redação TN Petróleo/AssessoriaA Petronect, empresa de tecnologia da informação que opera um dos maiores Marketplaces B2B do Brasil para o setor de Óleo e Gás, está alocando cada vez mais esforços na diversidade de sua equipe.
Com o intuito de promover um ambiente de trabalho mais inclusivo, a Companhia criou em março de 2021 um Comitê de Diversidade para atuar exclusivamente com esta pauta, o que inclui a implantação de programas e ações voltados para a construção de um ambiente inclusivo. Batizado de "Diversinect", o Comitê é formado por 6 membros de diversos cargos e áreas da empresa (com integrantes do Financeiro, Jurídico, Marketing e Recursos Humanos), e conta com uma governança clara: é comandado pela Gestora de Recursos Humanos, Wanessa Cunha, e patrocinado pelo Presidente da empresa, Marcelo Bonniard.
A Diversinect baseou suas metas desse ano em um Censo Demográfico de Diversidade e Inclusão. A partir do resultado levantado na pesquisa foi possível observar que a empresa possui uma proporcional divisão de gênero, onde 53% dos entrevistados se declararam mulher e 47% se declararam homem. Em contrapartida, a divisão de raça, cor e etnia demonstrou uma disparidade de pessoas negras, que totalizaram apenas 30% dos declarados, fato que impulsionou a adoção de vagas afirmativas na Companhia.
O Comitê tem uma extensa agenda de ações, dentre elas podemos destacar entrega de livros temáticos aos colaboradores, lives mensais voltadas para o tema diversidade e inclusão, treinamentos, pílulas de conhecimento em datas comemorativas, entre outras.
"O efeito do trabalho do Comitê já pôde ser observado no resultado da Pesquisa de Clima semestral, que ao final de 2021 tinha 80% de favorabilidade na dimensão diversidade, e cresceu para 92% no primeiro semestre de 2022, constatando a melhora da percepção dos temas equidade e diversidade e inclusão pelos colaboradores", conclui Wanessa Cunha, líder do time.
Para 2023 a Diversinect aperfeiçoará sua pesquisa de clima abordando novas dimensões, como: representatividade e aspectos culturais (políticas e práticas inclusivas, discriminação e stakeholders), e para isso contará com uma ferramenta de levantamentos semestrais. Com isso, o Comitê espera ouvir mais os colaboradores e melhorar o senso de pertencimento na empresa.
Fale Conosco
21