Energia Elétrica

Comitê Brasileiro do Conselho Mundial de Energia é criado para apoiar o futuro do setor elétrico no País

Em reunião com as principais instituições do mercado, o novo comitê conta com Luiz Fernando Vianna na presidência e Nelson Fonseca Leite na diretoria executiva

Redação TN/Assessoria
12/08/2022 10:32
Comitê Brasileiro do Conselho Mundial de Energia é criado para apoiar o futuro do setor elétrico no País Imagem: Divulgação Visualizações: 688

Em Assembleia realizada no dia 28 de julho com a presença das principais instituições do setor elétrico, como Ministério de Minas e Energia, ONS, CCEE e Empresa de Pesquisa Energética, além de diversas empresas e associações do mercado, foi criado o Comitê Brasileiro do Conselho Mundial de Energia. A sede do comitê será no Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), localizado no Rio de Janeiro.

Durante a reunião, foi realizada uma eleição para definir o corpo diretivo do novo comitê. O engenheiro Luiz Fernando Vianna, vice-presidente Institucional e Regulatório do Grupo Delta Energia, foi eleito presidente do grupo, e o também engenheiro e professor Nelson Fonseca Leite, será o Diretor Executivo. 

A criação do Comitê visa apoiar o desenvolvimento de atividades e ações relacionadas aos recursos energéticos e ao uso racional de energia, promovendo e estimulando estudos, pesquisas e projetos  para o desenvolvimento energético sustentável e a minimização dos impactos no meio ambiente.

 

Luiz Fernando Vianna (foto) - Vice-presidente Institucional e Regulatório do Grupo Delta Energia, o Vianna foi presidente da Delta Geração e CEO da Delta Energia Asset Management, gestora de fundos estruturada pelo Grupo. O executivo já ocupou o cargo de diretor geral da Itaipu Binacional (2017-2018) e da Companhia Paranaense de Energia – Copel Holding (2015-2017). Formado em Administração de Empresas e Engenharia Elétrica pela UFPR, respectivamente em 1974 e 1978, é referência no setor elétrico, sobretudo em tendências e perspectivas do mercado livre. 

Nelson Fonseca Leite - Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, Leite possui MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e pela Fundação Getúlio Vargas, além de cursos de Liderança e Gestão em países como Japão, Estados Unidos e Espanha. Co-autor de livros e professor no curso de MBA da Fundação Getúlio Vargas e no curso de pós-graduação master em Engenharia Elétrica da PUC-MG. Nelson ainda tem passagens pela Usina Nuclear de Angra dos Reis e CEMIG e atuou como Presidente da ABRADEE e do Conselho Consultivo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia. É palestrante e já participou de eventos sobre o setor elétrico abordando o mercado brasileiro em diversos países da Europa, Ásia e Américas.

 

SOBRE O GRUPO DELTA ENERGIA

O Grupo Delta Energia, empresa 100% nacional, iniciou suas atividades no segmento de comercialização de energia elétrica em 2001, e consolidou-se como uma das principais organizações do setor. Com carteira de clientes que inclui algumas das maiores indústrias do País, o grupo diversificou seu portfólio de negócios nesses  20 anos de atuação, investindo em empresas que agregam sinergias a suas operações. Hoje, além de atuar na comercialização de energia elétrica, está presente no mercado de biocombustíveis, tancagem de etanol, geração de energia e na estruturação dos três maiores fundos de investimentos em comercialização de energia do Brasil.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19