Carro na tomada

Comissão Técnica de Veículos Elétricos e Híbridos

SAE BRASIL cria Comissão Técnica de Veículos Elétricos e Híbridos. Objetivo é discutir as últimas evoluções tecnológicas junto à comunidade de engenharia e colaborar para o desenvolvimento da indústria nacional na área .

Redação/ Agências
08/06/2010 11:39
Visualizações: 249 (0) (0) (0) (0)

Para fomentar o debate sobre as últimas evoluções relacionadas à tecnologia de veículos híbridos e elétricos entre a comunidade de engenharia, a SAE BRASIL lança este mês a Comissão Técnica específica na área. A Comissão Técnica de Veículos Elétricos & Híbridos (VEH), sob coordenação de Ronaldo Mazará Junior, gerente de Engenharia da Delphi Powertrain, é formada por um time de 10 engenheiros com forte atuação nas principais indústrias e instituições da área da mobilidade.

 

“Observamos uma intensa evolução tecnológica na área em diversos países e também uma notória tendência de penetração gradativa dessas tecnologias no mercado sul-americano. No Brasil já vemos iniciativas de montadoras no desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos. Por isso, a SAE BRASIL fomentará o tema com seriedade, contribuindo para o desenvolvimento da indústria nacional no segmento”, ressalta o coordenador.

 

Inicialmente, a nova Comissão irá focar na discussão de assuntos como homologação de veículos, tecnologias aplicadas aos motores, eletrônica, baterias, nas necessidades de especialização para dar suporte aos sistemas que entrarão no mercado, além da capacitação da própria engenharia, e na elaboração de propostas de desenvolvimento de componentes para veículos elétricos e híbridos que minimizem impactos ambientais em sua produção.

 

“Os carros híbridos e elétricos são vistos hoje como uma das soluções para a questão da redução das emissões de CO2, um dos principais desafios ambientais enfrentados pela indústria da mobilidade mundial, mas o desenvolvimento deve levar em conta outros impactos ambientais”, diz.

 

Atuação - A proposta da Comissão Técnica de Veículos Elétricos & Híbridos é levar o debate para os simpósios, seminários e o Congresso SAE BRASIL. “Queremos ser referência na disseminação das tecnologias para a comunidade e também para a sociedade como um todo”, completa Ronaldo Mazará Junior.

 

Esta é a quinta Comissão Técnica que a SAE BRASIL forma para fomentar o debate sobre tecnologias da mobilidade. Atreladas ao Comitê de Comissões Técnicas da instituição estão também as Comissões de Motores do Ciclo Otto, Transmissões, Tecnologia Diesel, e Freios – Materiais de Reposição.

 

Dirigido pelos engenheiros João Alvarez Filho e Luso Ventura, o Comitê expressa, por meio de discussões e pesquisas em grupos de trabalho, o pensamento da SAE BRASIL sobre os avanços tecnológicos na área da mobilidade.

 

As Comissões buscam aproximar mais os diversos especialistas que compõem a associação da sociedade e contribuir para o desenvolvimento da área da mobilidade, o que vem ao encontro dos objetivos da instituição. “Um dos objetivos da SAE BRASIL é a difusão da informação para a sociedade e, também, de conhecimentos técnicos entre a comunidade de engenharia. Com as Comissões Técnicas, especialistas em diversas áreas da mobilidade estarão disponíveis para esclarecer e discutir dúvidas a respeito das novas tecnologias apresentadas ao mercado”, adianta Luso Ventura, diretor do Comitê de Comissões Técnicas da SAE BRASIL.
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Hidrogênio Verde
Complexo do Pecém (CE) abriga os primeiros projetos de h...
18/09/25
Energia Eólica
Parceria inovadora entre Petrobras, WEG e Statkraft colo...
18/09/25
Apoio Offshore
Omni Unmanned e SwissDrones concluem teste de UAV em pla...
18/09/25
Estudo
Cultura de inovação promove competitividade, sustentabil...
18/09/25
Contrato
OceanPact assina contratos com a Petrobras para monitora...
18/09/25
Meio Ambiente
Projeto piloto que vai capturar e armazenar 100 mil tone...
17/09/25
Pessoas
ABESPetro elege novo Conselho de Administração para biên...
17/09/25
OTC Brasil 2025
Excelência do Petróleo e Gás Brasileiro é Reconhecida no...
17/09/25
São Paulo
FIEE 2025 cresce 20% em público e registra maior edição ...
17/09/25
Bacia de Campos
OceanPact fecha contrato de descomissionamento com a Tri...
17/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
EGD Engenharia marca presença na Rio Pipeline 2025 com f...
16/09/25
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23