Porto

Comissão Nacional de Portos identifica irregularidades em Manaus

Após inspeção no terminal de cargas e passageiros, a equipe da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) observou que a área do flutuante, onde atracam as embarcações do p

G1
21/10/2011 09:29
Visualizações: 394
Uma equipe da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) esteve no Porto de Manaus, no centro da capital amazonense, na manhã desta quinta-feira (21), fazendo uma inspeção no terminal de cargas e passageiros.

A comissão observou que a área do flutuante, onde atracam as embarcações do porto, contém irregularidades.

De acordo com o presidente da Conportos, Alexandre de Menezes, o controle, acesso e monitoramento da área ainda está ineficaz.

Ainda segundo o presidente, o Porto de Manaus recebe uma notificação nesta sexta-feira (21) e tem até 60 dias para regularizar a inconformidade.

"Caso a irregularidade não seja resolvida, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) vai iniciar a fiscalização que pode significar um termo de ajuste de conduta e até mesmo uma punição que é a última instância de penalidade", disse.

A auditoria da Conportos serve para assegurar que as mudanças orientadas pela comissão aos portos sejam realizadas. O Porto de Manaus já havia passado por uma inspeção, em 2005, mas segundo o diretor do Porto de Manaus, Alessandro Bronze, as irregularidades feitas há seis anos já foram solucionadas com a instalação de 84 câmeras e melhor controle do acesso à parte flutuante.

"O porto recebe, ao mesmo tempo, embarcações regionais e internacionais o que dificulta o monitoramento mas vamos instalar mais câmeras e controlar melhor as embarcações", afirmou o diretor.

De acordo com o presidente da Conportos, a situação do Porto de Manaus está muito melhor do que a encontrada pela comissão em 2005. "O Porto está com um sistema de segurança bem melhor do que antes mas ainda deve resolver essas pendências", finalizou. Ainda segundo ele, as atividades do porto irão continuar funcionando normalmente e não haverá paralisações.


Certificação

Com o aval da Conportos, o Porto de Manaus pode receber a ISPS Code, uma exigência internacional para atuar com abrangência internacional.

"Todo país que quer negociar internacionalmente é obrigado a ter essa certificação em suas instalações para a segurança das mercadorias e passageiros. A inspeção da Conportos é para adequar o Porto de Manaus para receber o ISPS code", afirmou o diretor do Porto de Manaus.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Oportunidade
Por que formar profissionais para funções críticas se to...
09/04/26
Energias Renováveis
Crise energética global impulsiona protagonismo do Brasi...
09/04/26
Pessoas
Alcoa e Posidonia reforçam avanços na equidade de gênero...
08/04/26
Evento
Fórum nacional debate expansão do biogás e do biometano ...
08/04/26
Curso
Firjan SENAI e Foresea assinam parceria para oferecer cu...
08/04/26
Posicionamento IBP
Taxação de 12% na MP1340 gera sobreposição tributária e ...
08/04/26
iBEM26
Entrevista exclusiva: Rosatom mira o Brasil e reforça pr...
07/04/26
Resultado
Porto do Açu garante R$ 237 milhões em royalties retroat...
07/04/26
Pessoas
Angélica Laureano é a nova Diretora Executiva de Logísti...
07/04/26
Biometano
ANP credencia primeiro Agente Certificador de Origem (AC...
07/04/26
ANP
Conteúdo local: ANP ultrapassa marco de 30 TACS
07/04/26
Cana Summit
Juros elevados e crédito mais restrito colocam fluxo de ...
07/04/26
PPSA
União recebe R$ 917,32 milhões por redeterminação de Tupi
07/04/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preço médio da safra 25/26 supera o da tem...
07/04/26
Estudo
Brasil amplia dependência de térmicas, mas falta de esto...
06/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP publica novo edital
06/04/26
Tributação
Infis Consultoria promove 4º Seminário Tributação em Óle...
06/04/26
Hidrogênio Verde
Estudo no RCGI mapeia regiões com maior potencial para p...
06/04/26
BRANDED CONTENT
Intercabos® lança novo site e concretiza presença no mer...
03/04/26
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23