Hidrogênio Verde

Comissão especial no Senado debate vantagens do hidrogênio verde na reindustrialização e geração de empregos no Brasil

Redação TN Petróleo/Agência Senado
29/05/2023 13:49
Comissão especial no Senado debate vantagens do hidrogênio verde na reindustrialização e geração de empregos no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 1517

O hidrogênio é considerado o combustível do futuro. Além de ser o elemento químico mais leve, possui o maior valor energético e não é poluente. Como faz parte das moléculas de água, o H2O, e de outros compostos, é abundante no planeta, mas não se encontra isolado na natureza. A separação das moléculas ainda é um processo caro, mas quando se usa a energia solar ou eólica para isolar o hidrogênio, há grandes vantagens ambientais. Uma audiência pública realizada em uma comissão especial do Senado debateu o gigantesco potencial que o Brasil tem para a produção do hidrogênio verde. O país pode aproveitar recursos já existentes, como a biomassa da cana de açúcar e de outros vegetais, além de expandir os parques de energia solar e eólica. Um grande fabricante de fertilizantes anunciou a inauguração da primeira fábrica brasileira de hidrogênio até o final de 2023, em Camaçari, na Bahia, quedeverá ser a maior do mundo. Segundo Salmito Filho, Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, a guerra entre Rússia e Ucrânia acelerou a busca de alternativas energéticas no mundo, e em particular no mercado europeu. Isto poderá trazer grandes oportunidades para o Brasil e para o Ceará também.

A Europa se deparou por não ter uma fonte nem de petróleo e nem de gás natural. Está comprando gás muito mais caro dos Estados Unidos. Então a nossa expectativa real é de uma cadeia produtiva que, no Ceará, deverá gerar mais cem mil novos empregos diretos para o hidrogênio verde.

O hidrogênio, ainda que não seja o verde, produzido a partir de energia solar ou eólica, também pode vir de fontes não renováveis como gás natural e carvão. Daniel Lamassa, Subsecretário Adjunto de Energia do Rio de Janeiro, lembrou que os cariocas são os maiores produtores de petróleo e gás no país e podem ajudar na reindustrialização brasileira.

O gás natural é considerado o combustível da transição. A própria União Européia já votou que o gás natural é um combustível verde. Então o estado do Rio de Janeiro, assim como o Brasil, tem todo o potencial de se reindustrializar através do gás natural.O senador Luis Carlos Heinze, do PP do Rio Grande do Sul, sugeriu que setores do agronegócio também participem das dicussões, uma vez que produzem grandes quantidades de biomassa no Brasil.

A gente pediu que viesse o pessoal ligado ao eucalipto, etanol de eucalipto, milho e também o pessoal ligado à cana de açúcar. É um outro potencial que o Brasil tem além dessas outras fontes alternativas. Um potencial fantástico na área do agro.

Representantes da comissão especial irão conhecer pessoalmente projetos para produção de hidrogênio verde em diferentes estados brasileiros. Da Rádio Senado, Floriano Filho.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Arte e Cultura
Aventura e TotalEnergies inauguram um novo ciclo para um...
10/12/25
Meio ambiente
ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de el...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
Campanha
Dezembro Laranja: Especialista lista 4 recomendações par...
09/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
CAUSA
Neste Natal, presenteie com propósito ao lado de Médicos...
02/12/25
Certificação
TKMS Estaleiro Brasil Sul é reconhecida com a certificaç...
02/12/25
Descarbonização
Naturgy reforça papel estratégico do gás natural na segu...
28/11/25
Comunicação Case
O Boticário aborda bullying familiar, em campanha de Natal
28/11/25
Transição Energética
Transição energética avança no Quebec e mira empresas br...
27/11/25
Energia Solar
EDP coloca em operação usina solar na fábrica da Johnson...
26/11/25
Inclusão social
Vale lança campanha solidária para contribuir com a incl...
26/11/25
Comunicação
Legal Design, Linguagem Simples e Black Friday: nova lei...
26/11/25
Incentivo à Inovação
PETRONAS Brasil lança o I Desafio de Inovação para promo...
25/11/25
Comunicação
Creators negros apostam no futuro da Creator Economy e q...
21/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Premiação
Bunker One conquista Selo de Sustentabilidade do Ministé...
19/11/25
Geração de Energia
EDP tem novo Centro de Predição e Performance para Geraç...
19/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.