Hidrogênio Verde

Comissão especial no Senado debate vantagens do hidrogênio verde na reindustrialização e geração de empregos no Brasil

Redação TN Petróleo/Agência Senado
29/05/2023 16:49
Comissão especial no Senado debate vantagens do hidrogênio verde na reindustrialização e geração de empregos no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 859 (0) (0) (0) (0)

O hidrogênio é considerado o combustível do futuro. Além de ser o elemento químico mais leve, possui o maior valor energético e não é poluente. Como faz parte das moléculas de água, o H2O, e de outros compostos, é abundante no planeta, mas não se encontra isolado na natureza. A separação das moléculas ainda é um processo caro, mas quando se usa a energia solar ou eólica para isolar o hidrogênio, há grandes vantagens ambientais. Uma audiência pública realizada em uma comissão especial do Senado debateu o gigantesco potencial que o Brasil tem para a produção do hidrogênio verde. O país pode aproveitar recursos já existentes, como a biomassa da cana de açúcar e de outros vegetais, além de expandir os parques de energia solar e eólica. Um grande fabricante de fertilizantes anunciou a inauguração da primeira fábrica brasileira de hidrogênio até o final de 2023, em Camaçari, na Bahia, quedeverá ser a maior do mundo. Segundo Salmito Filho, Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, a guerra entre Rússia e Ucrânia acelerou a busca de alternativas energéticas no mundo, e em particular no mercado europeu. Isto poderá trazer grandes oportunidades para o Brasil e para o Ceará também.

A Europa se deparou por não ter uma fonte nem de petróleo e nem de gás natural. Está comprando gás muito mais caro dos Estados Unidos. Então a nossa expectativa real é de uma cadeia produtiva que, no Ceará, deverá gerar mais cem mil novos empregos diretos para o hidrogênio verde.

O hidrogênio, ainda que não seja o verde, produzido a partir de energia solar ou eólica, também pode vir de fontes não renováveis como gás natural e carvão. Daniel Lamassa, Subsecretário Adjunto de Energia do Rio de Janeiro, lembrou que os cariocas são os maiores produtores de petróleo e gás no país e podem ajudar na reindustrialização brasileira.

O gás natural é considerado o combustível da transição. A própria União Européia já votou que o gás natural é um combustível verde. Então o estado do Rio de Janeiro, assim como o Brasil, tem todo o potencial de se reindustrializar através do gás natural.O senador Luis Carlos Heinze, do PP do Rio Grande do Sul, sugeriu que setores do agronegócio também participem das dicussões, uma vez que produzem grandes quantidades de biomassa no Brasil.

A gente pediu que viesse o pessoal ligado ao eucalipto, etanol de eucalipto, milho e também o pessoal ligado à cana de açúcar. É um outro potencial que o Brasil tem além dessas outras fontes alternativas. Um potencial fantástico na área do agro.

Representantes da comissão especial irão conhecer pessoalmente projetos para produção de hidrogênio verde em diferentes estados brasileiros. Da Rádio Senado, Floriano Filho.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PE 2025-2029
Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobras é apresentado c...
22/11/24
Bacia de Campos
Porto do Açu recebe P-26 para suporte a Reciclagem Verde
22/11/24
Gasolina
ANP publica painel dinâmico com dados de qualidade da ga...
22/11/24
Apoio
OceanPact apoia Mubadala Brazil SailGP Team, liderado pe...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Resultado
Subsea7 atinge US$ 321 milhões em EBITDA ajustado no 3T2...
21/11/24
Pré-Sal
Com projeto Búzios 9, Tenaris reforça posição como forne...
21/11/24
Inclusão social
Dia da Consciência Negra: Mulheres negras empreendedoras...
20/11/24
Parceria
Amcham destaca parceria estratégica entre Brasil e EUA n...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
Biocombustíveis
Petrobras Biocombustível e Banco do Brasil assinam acord...
19/11/24
Combustíveis
Diesel comum e S-10 iniciam novembro com preço médio em ...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Logística
Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Termina...
18/11/24
Internacional
Primeiro-Ministro britânico, Keir Starmer, visita Brasil...
18/11/24
Evento
Bahia sediará Encontro Internacional do Setor de Energia
18/11/24
Acordo
Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica...
18/11/24
PD&I
Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) vai desenvol...
18/11/24
Etanol
Hidratado sobe quase 1% e anidro recua 1,38% na semana
18/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21