Construção Naval

Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural promove workshop

<P>O workshop contará com a presença do vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, do presidente da Fiesp, Paulo Skaf e do coordenador de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Casemiro Tércio de Carvalho, além de empresários, pesquisadores e especialista...

Governo do estado de São Paulo
02/12/2008 00:00
Visualizações: 550 (0) (0) (0) (0)

O workshop contará com a presença do vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, do presidente da Fiesp, Paulo Skaf e do coordenador de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Casemiro Tércio de Carvalho, além de empresários, pesquisadores e especialistas sobre o tema.

O encontro pretende discutir a indicação de ações para a viabilização da instalação de novos estaleiros, supply houses e estruturas de apoio à construção e reparo de cascos e plataformas, além da articulação com concessionárias na Bacia de Santos para orientar a demanda junto aos fornecedores paulistas.

Até o dia 12 de dezembro, serão realizados sete workshops, sempre com o objetivo colocar em discussão frente à sociedade civil as questões levantadas pelos grupos de trabalho da Cespeg, com foco na troca de experiências entre os setores organizados diretamente envolvidos no tema, permitindo a participação de um número maior de agentes nos trabalhos da comissão. Durante os encontros também serão divulgadas as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Cespeg
A Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo foi criada em setembro de 2008, com o objetivo de analisar os efeitos positivos e negativos das atividades relacionadas à exploração de petróleo e gás natural em São Paulo, além de propor ações para o desenvolvimento dessa atividade no Estado.

Coordenada pelo governador José Serra, a comissão trabalha para consolidar a inteligência do petróleo em São Paulo, potencializar os benefícios econômicos e sociais das atividades de exploração, atender às demandas da cadeia produtiva do setor, fortalecer o parque industrial paulista para atender essa nova demanda e ampliar a pesquisa tecnológica e de inovação.

A Cespeg conta com a participação de pesquisadores, entidades empresariais, universidades, instituições da sociedade civil, prefeituras e oito secretarias de Estado, que atuam com base em nove eixos estruturantes, com a meta de tornar o Estado de São Paulo referência mundial em bioenergia, petróleo e gás natural.

Programação

9h – Abertura
Alberto Goldman, vice-governador e secretário de Desenvolvimento
Paulo Skaf, presidente da Fiesp

Casemiro Tércio de Carvalho, coordenador de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente

9h30 - Apresentações
Marcos Pinto (Engenharia Naval – USP) - Cenários e potencialidades para São Paulo
Antonio Carlos Alvarez Justi (Petrobras) - Demandas atuais e futuras do setor brasileiro de petróleo e gás natural
Augusto Mendonça (Sinaval) - Situação atual da indústria naval brasileira

11h – Perguntas dos especialistas

11h30 – Debates

12h30 - Encerramento

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.