Gás natural

Comissão de Gás Natural da Abiquim obtém resultados positivos na Bahia

Redação/Assessoria
22/01/2020 16:49
Visualizações: 1209

A Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) editaram, em dezembro de 2019, medidas que concedem novas condições gerais de fornecimento e tarifas menores para o gás natural na Bahia, em vigor desde 1º de janeiro de 2020. As medidas da SEINFRA e da AGERBA promoveram a redução da tarifa de gás no estado, tanto em termos de molécula quanto em temos de margem de distribuição, contemplando boa parte das reivindicações da Abiquim. Ainda, a partir de meados do mês de janeiro, houve alteração no prazo de pagamento do gás para pequenos e médios consumidores, de semanal para quinzenal, pleito também defendido pela Abiquim nas últimas conversas com o estado.

Vale ressaltar que, em junho de 2019, o Governo Federal lançou o "Programa do Novo Mercado de Gás" para estabelecer diretrizes e melhorias das políticas energéticas voltadas à promoção da livre concorrência no mercado de gás natural. No rol de suas diretrizes, destaca-se a recomendação relativa ao incentivo aos Estados para a adoção de "reformas e medidas estruturantes na prestação de serviço de gás canalizado, incluído eventual aditivo aos contratos de concessão, de forma a refletir boas práticas regulatórias, recomendadas pela ANP."

Aproveitando essa janela de oportunidades, a Comissão de Gás Natural, por meio do Grupo de Trabalho Bahia, que conta com representantes de empresas usuárias de gás natural nesse estado, passou a se reunir com a SEINFRA e com a AGERBA para propor o aperfeiçoamento da regulação afeta às condições gerais de fornecimento e condições gerais de contratação, em conjunto com concretas propostas para possibilitar a abertura do mercado de gás natural na Bahia.

Segundo a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira, desde sua criação, a Comissão de Gás Natural vem dialogando com o governo federal e com os governos estaduais para promover e estimular no mais curto prazo possível as melhorias competitivas que o programa “Novo Mercado de Gás” devem gerar ao país e, em especial, ao setor químico, principal usuário industrial do gás natural e que utiliza o insumo como matéria-prima e energia.

“Conseguimos este importante resultado na Bahia que trouxe um ganho de competitividade às empresas que operam no estado e vamos continuar trabalhando para melhorar a competitividade do gás em todo o País, propiciando a retomada dos níveis mais adequados de utilização da capacidade já instalada bem como, para um futuro próximo, a atração de novos potenciais investimentos”, afirma Fátima.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
Espírito Santo
Próximo pico da produção de petróleo no ES será em 2027
14/04/26
ANP
Oferta Permanente de Concessão (OPC): edital com inclusã...
14/04/26
Refino
Honeywell impulsiona primeiro projeto de Etanol-to-Jet (...
14/04/26
Cana Summit
Diesel sob pressão no campo acelera corrida por novas fo...
14/04/26
Pessoas
Eduardo Beser é o novo diretor-geral de Operações no Bra...
13/04/26
Evento
Promoção da Infis, 4º Seminário Tributação em Óleo e Gás...
13/04/26
Investimento
Camorim investe R$ 52 mi na construção de uma das maiore...
13/04/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de hidrocarbonetos em águas profundas no...
13/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste es...
10/04/26
ANP
Fiscalização: aprovada consulta pública para revisão de ...
10/04/26
ANP
Reservas provadas de petróleo no Brasil cresceram 3,84% ...
10/04/26
Bacia de Campos
Petrobras retoma 100% de participação no campo de Tartar...
10/04/26
Oportunidade
Por que formar profissionais para funções críticas se to...
09/04/26
Energias Renováveis
Crise energética global impulsiona protagonismo do Brasi...
09/04/26
Pessoas
Alcoa e Posidonia reforçam avanços na equidade de gênero...
08/04/26
Evento
Fórum nacional debate expansão do biogás e do biometano ...
08/04/26
Curso
Firjan SENAI e Foresea assinam parceria para oferecer cu...
08/04/26
Posicionamento IBP
Taxação de 12% na MP1340 gera sobreposição tributária e ...
08/04/26
iBEM26
Entrevista exclusiva: Rosatom mira o Brasil e reforça pr...
07/04/26
Resultado
Porto do Açu garante R$ 237 milhões em royalties retroat...
07/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23