Infraestrutura

Começa a dragagem do Porto de Antonina

A draga chinesa, com capacidade de cisterna para cinco mil metros cúbicos irá dragar o trecho que compreende o canal de acesso até o Porto de Antonina. O lote dois prevê a retirada de 1 milhão de metros cúbicos num período estimado de cinco m

APPA
15/01/2013 14:00
Visualizações: 755
Já está em Antonina a draga que irá realizar os trabalhos do segundo lote da dragagem dos pontos críticos do Canal da Galheta. Também chinesa e com capacidade de cisterna para cinco mil metros cúbicos, o equipamento irá dragar o trecho que compreende o canal de acesso até o Porto de Antonina. O lote dois prevê a retirada de 1 milhão de metros cúbicos num período estimado de cinco meses de trabalho.

“Com a dragagem do canal de acesso ao Porto de Antonina vamos conseguir ampliar a profundidade no local que deverá ser superior a 8 metros, melhorando consideravelmente as condições de navegação em Antonina”, explica o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) já concluiu o primeiro trecho da dragagem dos pontos críticos do Canal da Galheta, que compreende o trecho desde a entrada do canal até o Porto de Paranaguá. Os trabalhos, que tiveram início em julho do ano passado, concentraram-se em diferentes pontos do canal onde o assoreamento é mais intenso, devolvendo o traçado original da Galheta, com 15 metros de profundidade e 200 metros de largura.

No ponto onde há o registro de assoreamento mais constante, foi realizado um trabalho que ampliou a sobrelargura do canal. São 1.650 metros que passaram de 200 para 225 metros de largura.

“Estamos cumprindo a determinação do governador Beto Richa de oferecer aos usuários maior segurança na navegação e permitir que o Porto seja mais competitivo. A conclusão desta primeira etapa dos trabalhos já apresentou resultados como a ampliação do tamanho dos navios que podem trafegar em Paranaguá. E com a dragagem em Antonina, estamos cumprindo o compromisso do governador com Antonina, que há 15 anos não recebia uma obra de dragagem”, explicou Dividino.

A batimetria final dos trabalhos mostrou que, nesta primeira fase da dragagem, foram retirados do canal cerca 2,7 milhões de metros cúbicos de sedimentos. A draga chinesa que realizou os trabalhos já deixou o Porto de Paranaguá. A dragagem dos pontos críticos do Canal da Galheta tem custo total de R$ 37 milhões e está sendo paga com recursos próprios da Appa.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustível
Etanol fecha a semana em recuperação moderada, mas merca...
25/05/26
ANP
Workshop debate dinamização da exploração de petróleo e ...
22/05/26
BOGE 2026
ANP participa do Bahia Oil & Gas Energy 2026, em Salvador
22/05/26
Etanol
Com aumento na oferta, preço do etanol acelera queda e a...
22/05/26
Negócio
NUCLEP celebra 46 anos com a assinatura de novo contrato...
22/05/26
Energia Elétrica
ANEEL homologa leilões de reserva de capacidade na forma...
22/05/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP abre 6º ciclo para concessão e 4º...
22/05/26
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.