Indústria

Combustol fecha parceria com Aperam e realiza conversão de fornos para gás natural

O Grupo Combustol & Metalpó, um dos principais grupos industriais do país nos segmentos de fornos industriais, refratários, tratamento térmico e metalurgia do pó, concluiu projeto de migração de matriz energética de fornos da Aperam South America. A empresa readequou 12 fornos para operar co

Redação
22/06/2012 15:32
Visualizações: 1100
O Grupo Combustol & Metalpó, um dos principais grupos industriais do país nos segmentos de fornos industriais, refratários, tratamento térmico e metalurgia do pó, concluiu projeto de migração de matriz energética de fornos da Aperam South America. Além do projeto de migração, o Grupo implantou uma linha piloto de fornos de recozimento, descarbonetação e nitretação no Centro de Pesquisas da empresa para o desenvolvimento de novos processos de produção de Aço Elétrico de grão orientado - material que possui excelentes propri edades magnéticas, capazes de garantir maior eficiência dos equipamentos elétricos e economia de energia.
 

A linha piloto, que já está em funcionamento, tem como principal objetivo eliminar algumas etapas existentes no modelo atual de produção, tornando o processo mais simples e competitivo e gerar uma grande economia nos custos da empresa. Além disso, o equipamento deve impulsionar a pesquisa e os testes com aço elétrico.
 

No projeto de migração energética, a empresa readequou 12 fornos para operar com Gás Natural (GN) como combustível, mas sem deixar de lado a capacidade de operar, também, com Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). O processo de produção das peças e readaptação destes equipamentos durou mais de onze meses. 
 

Entre os equipamentos estão os fornos Walking Beam, Steckel, Pusher, Werner, RB2, RB1, RC3, RB3, RB4, Aciaria, FTT e Cowper. Com capacidade para operar com temperaturas de 1000ºC-75kW, os fornos são utilizados para tratamento térmico de tiras de Aço Silício. Com a conversão da matriz energética, a produção torna-se mais simples e mais competitiva. “O Gás Natural é 34% mais barato que o GLP (gás liquefeito de Petróleo), o que proporciona uma economia anual de cerca de US$ 20 milhões. Os ganhos ambientais também são grandes, pois há uma diminuição da emissão de CO2 em 37 mil toneladas por ano”, comenta o diretor da Aperam, Marcos Antonio Araújo.
 
 
Outro ponto positivo é a maior segurança dos funcionários que operam os equipamentos, segundo o gestor. “Em caso de vazamentos, como o Gás Natural é menos denso que o ar, sua tendência é subir e se dispersar rapidamente, enquanto o GLP se mantém próximo ao chão, aumentando as chances de incêndio”, conclui.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
Intercabos® lança novo site e concretiza presença no mer...
03/04/26
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23