Etanol

Combustível do futuro passa pelo etanol e a experiência brasileira em biocombustíveis

Redação TN Petróleo/Assessoria UDOP
03/08/2021 14:10
Combustível do futuro passa pelo etanol e a experiência brasileira em biocombustíveis Imagem: Divulgação Visualizações: 808 (0) (0) (0) (0)

O combustível do futuro na visão de especialistas que participaram na tarde de ontem (2) da abertura do 14º Congresso Nacional da Bioenergia passa, necessariamente, pelo etanol e a experiência exitosa do setor sucroenergético brasileiro com mais de 4 décadas em que o biocombustível é parte importante da matriz energética nacional.

Em sua saudação de abertura (assista aqui) ao Congresso UDOP o Ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque destacou que "é certo que o mundo e o Brasil caminham para uma economia de baixo carbono, nesse processo de transição energética há um contexto que contempla as mudanças climáticas e as políticas ambientais que surgem como resposta às novas fontes de energia como a eólica, solar e os biocombustíveis, tendo cada vez maior participação na matriz energética mundial e na brasileira".

Revista TN Petróleo

Ainda em sua saudação de abertura, o Ministro Bento Albuquerque ressaltou a grande volatidade do preço do petróleo observada nos últimos anos, e destacou que "neste cenário países e empresas possuem alguns importantes norteadores, como a redução das emissões locais e globais e a segurança energética".

"Assim o uso da energia sofre modificações e o setor de transportes será um dos mais impactados. A transição energética global para uma economia de baixo carbono é um processo irreversível no qual o Brasil está muito bem posicionado, em grande parte graças a nossa produção de bioenergia", argumentou o Ministro de Minas e Energia.

Bento Albuquerque também ressaltou o Renovabio, a Política Nacional de Biocombustíveis que segundo ele é uma ação pública estruturante de longo prazo, "seu objetivo é promover a expansão da produção e do uso dos biocombustíveis na matriz energética nacional e contribuir com a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa".

O diretor do Departamento de Biocombustíveis do MME, Pietro Mendes fez uma apresentação ainda na abertura do painel sobre o "Programa Combustível do Futuro", veja a apresentação aqui. Já a Coordenadora Geral de Implementação e Fiscalização de Regimes Automotivos do Ministério da Economia, Margarete Maria Gandini fez algumas colocações sobre o Programa Rota 2030.

Institucional

A moderação do painel de abertura ficou por conta do presidente da UDOP, Amaury Pekelman que reforçou o papel do etanol como rota energética segura para o futuro da mobilidade nacional.

Um debate em torno do tema central do painel ocorreu durante o painel e contou com importantes lideranças do setor, como André Rocha, do Sifaeg e ex-Presidente do Fórum Nacional Sucroenergético; Arnaldo Jardim, Deputado Federal - Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético; Flávio Castellari, Diretor Executivo -- APLA; Itamar Borges, Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo; Margarete Maria Gandini, Coordenadora Geral de Implementação e Fiscalização de Regimes Automotivos do Ministério da Economia; Mário Campos, Presidente do Siamig e do Fórum Nacional Sucroenergético; e Pietro Adamo Mendes, diretor de Biocombustíveis do MME.

Durante o painel foi realizada, também, a posse da nova diretoria do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), que reúne representantes de entidades de 15 estados produtores de cana-de-açúcar, açúcar, bioeletricidade e etanol do Brasil. A presidência passa a ser conduzida, pelos próximos dois anos, por Mário Campos (Siamig) tendo como vice-presidente Renato Cunha (Sindaçúcar/PE e NovaBio). A posse foi formalizada pelo até então presidente do FNS por 8 anos, André Rocha.

Congresso UDOP

A exemplo de 2020, o Congresso UDOP este ano será 100% virtual, interativo (todos os painéis serão ao vivo) e o melhor: GRATUITO! Serão dois painéis por dia, de segunda a sexta-feira, entre 2 e 20 de agosto. Os painéis ocorrerão sempre das 10h às 12h e das 14h às 16h. Inscreva-se aqui.

Caso prefira, você pode acessar a programação por dia, clicando aqui.

Apoiadores

Para a edição de 2021 o 14º Congresso Nacional da Bioenergia conta com o apoio das seguintes empresas:

Apoio Ouro - Agro Biológica; Basf; Bayer; Corteva; FMC; Koppert; KPMG; Syngenta; Ubyfol e UPL

Apoio Prata - Ihara; Suez e Totvs

Apoio Bronze - Jacto; Sicoob Paulista

Mais Lidas De Hoje
veja Também
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.