Desinvestimento

Com venda de ativos, Petrobras acelera saída do segmento de transporte de gás natural no Brasil

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
28/12/2020 17:56
Com venda de ativos, Petrobras acelera saída do segmento de transporte de gás natural no Brasil Imagem: Agência Brasil Visualizações: 1476

A Petrobras iniciou, na última quarta-feira (23/12), o processo de venda de suas participações na Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil – TBG (51%) e na Transportadora Sulbrasileira de Gás S.A. – TSB (25%). Com o início do desinvestimento, todos os ativos de transporte de gás natural antes no portfólio da Petrobras no Brasil já foram vendidos ou estão em processo de alienação, demostrando o comprometimento da companhia com a abertura do mercado de gás no país.

Institucional

Esta medida visa atender os compromissos definidos no Termo de Cessação de Conduta (TCC) assinado em julho de 2019 com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O TCC tem como objetivo reduzir a participação da Petrobras nesse mercado, aumentando a competição. A iniciativa da Petrobras alinha-se à estratégia de otimização do portfólio e melhoria de alocação do capital da Petrobras, em busca da maximização de valor para seus acionistas.

“A Petrobras encerra 2020 melhor do que era no fim do ano passado, apesar da pandemia e da recessão global, de intensidade sem precedentes. A companhia dá mais um passo importante para a abertura do mercado de gás natural para a competição, o que terá a sociedade brasileira como principal beneficiária”, diz Roberto Castello Branco (foto), presidente da Petrobras.

Além dos desinvestimentos na TBG e na TSB, a Petrobras está vendendo os 10% remanescentes no capital da Nova Transportadora do Sudeste S.A. (NTS), detentora de 2 mil quilômetros de dutos nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Em 2017, a companhia já havia vendido os outros 90%.

Institucional

Em julho de 2020, a Petrobras concluiu a venda dos 10% de participação na Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG), dona de 4,5 mil quilômetros de gasodutos, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Um ano antes, a companhia havia vendido os outros 90% que detinha na TAG.

Institucional
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.