Energia elétrica

Com uma alta de 3,4% em agosto, consumo de energia segue crescendo em ritmo estável

Redação TN Petróleo/Assessoria
10/09/2021 16:56
Com uma alta de 3,4% em agosto, consumo de energia segue crescendo em ritmo estável Imagem: Divulgação Visualizações: 561

Dados preliminares do Boletim InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE apontam consumo de 62.706 megawatts médios no Sistema Interligado Nacional (SIN) em agosto, crescimento de 3,4% se comparado com mesmo período 2020 e de 4,4% frente ao mesmo mês de 2019.

A avaliação da CCEE é de que a demanda por eletricidade segue em linha com o esperado, com alta menos acentuada do que as registradas no primeiro semestre deste ano.

No Ambiente de Contratação Livre (ACL), em que a grande indústria e as empresas de maior porte compram energia, o consumo foi de 22.139 MW médios, montante 10,1% superior a 2020. Se excluirmos as cargas que entraram para o segmento nos últimos 12 meses, o avanço seria de 5,2%.

Já o Ambiente de Contratação Regulada (ACR), no qual estão os comércios menores, as pequenas e médias empresas e os consumidores residenciais, a demanda se manteve estável. Se desconsiderássemos o efeito da migração de cargas no último ano, haveria alta de 2,3% na comparação com 2020.

Geração Distribuída no ACR

A CCEE também deu início a estudos sobre o impacto da Geração Distribuída para o consumo de energia no mercado regulado e constatou que, em agosto, o segmento teria registrado uma alta de 1% caso não houvesse a instalação de sistemas de micro e mini produção solar fotovoltaica nas residências e pequenos comércios do país. Em relação a 2019, o aumento seria de 0,9% nessas mesmas condições.

Consumo regional

No Nordeste, todos os estados registraram alta, com destaque para Bahia e Ceará. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul mantiveram estabilidade. No Sul, o Rio Grande do Sul encerrou o período com a maior redução (-10%). No Norte, o Amazonas recuou 2%.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13