Pré-sal

Com tecnologias inovadoras no bloco de Libra, Petrobras recebe prêmio internacional

Redação/Agência Petrobras
03/09/2019 12:39
Com tecnologias inovadoras no bloco de Libra, Petrobras recebe prêmio internacional Imagem: Cortesia Agência Petrobras Visualizações: 477

Na edição da OTC Brasil, que irá acontecer de 29 a 31 de outubro, a Petrobras receberá um dos mais importantes prêmios da indústria de petróleo e gás pelo conjunto de inovações desenvolvidas no Teste de Longa Duração (TLD) de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos.

Segundo a OTC Brasil, o prêmio é um reconhecimento pela abordagem inovadora do TLD de Libra, que permitiu realizar simultaneamente o monitoramento da pressão do campo, por meio de dispositivos remotos, a produção de petróleo e a injeção de gás. “O TLD de Libra levou o conceito de avaliação dinâmica a uma nova dimensão”, ressaltou a organização em nota.

A reinjeção de gás durante o TLD é uma das cinco novas tecnologias empregadas para viabilizar a produção de petróleo e gás em Libra. Estas inovações foram cruciais para a empresa ter batido, neste bloco, o recorde de produção média mensal por meio de um único poço offshore, que chegou a 58 mil barris de óleo equivalente (boe) por dia.

Para o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Carlos Alberto Pereira de Oliveira, o projeto de Libra deixa um legado tecnológico para a indústria offshore. “Com o desenvolvimento de soluções inovadoras, não só conseguimos reduzir os custos operacionais, como também aceleramos o ritmo de implantação dos testes de longa duração, essenciais para obter informações do reservatório e da produção. Não há dúvida de que assim como os demais projetos do pré-sal, Libra reúne alta capacidade de geração de valor e potencial transformador para a indústria”, destaca Carlos Alberto.

Além das propriedades comuns ao pré-sal, como colunas de óleo com grandes espessuras e rochas com excelente porosidade, os reservatórios de Libra apresentam petróleo com características próprias diferentes de outras áreas, como maior quantidade de gás associado e maior presença de gás carbônico, que chega a 44% do gás associado contido no reservatório. “Como não havia cenário semelhante no setor, nossos técnicos e parceiros desenvolveram soluções pioneiras. Inovamos, por exemplo, ao aproveitarmos todo o gás carbônico produzido para aumentarmos a produtividade do reservatório. Ousamos, ainda, quando conduzimos a operação de pré-lançamento das linhas flexíveis com boias no fundo do mar – antes mesmo de contratar as plataformas”, lembra o diretor.

O prêmio (Distinguished Achieviement Award) será entregue à Petrobras no dia 30 de outubro de 2019, durante a edição brasileira da OTC, no Espaço Sulamerica, no Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre as cinco tecnologias inovadoras empregadas em Libra:

https://www.youtube.com/watch?v=_XcqVzIXWMw

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13