Evento online Firjan

Com participação da Firjan, Macaé recebe workshop de programa que revitalizará Bacia de Campos

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
30/08/2021 14:43
Visualizações: 32

Região Norte Fluminense pode ser a principal beneficiada pelo Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar)

A recuperação gradual do mercado de petróleo e gás ganha mais um reforço com o Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar), que terá uma de suas etapas em Macaé nesta terça-feira (31/8). O workshop vai reunir empresas e entidades que atuam na região, com o objetivo de buscar soluções que estimulem e incentivem a exploração de campos maduros como os localizados na Bacia de Campos.

DivulgaçãoO encontro, em formato híbrido – presencial e on-line - terá a presença do ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque, e diversas empresas e entidades, incluindo a Firjan, que participa com seis representantes: Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan; Gualter Scheles, coordenador da Comissão Municipal de Macaé; e João Marcelo Ferreira, conselheiro de Petróleo, Gás e Naval da federação – os três de forma presencial. A Firjan ainda estará representada no debate on-line com Raul Eduardo David de Sanson, vice-presidente da entidade; Francisco Roberto de Siqueira, presidente da Firjan Norte Fluminense; Thiago Valejo, coordenador de Conteúdo de Petróleo, Gás e Naval e Savio Bueno Guimarães Souza, especialista em Petróleo, Gás e Naval, ambos da federação.

“A presença do ministro em nossa região, reafirma o Norte fluminense como capital do petróleo. Será, sem dúvida, uma oportunidade para reivindicarmos melhorias que tragam benefícios às empresas, estimulem a geração de empregos e a geração de royalties, tão importantes para a economia da região e para todo o estado do Rio”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

O workshop é uma das últimas etapas de implantação do Promar. A partir das informações colhidas no evento, será feito um relatório com as conclusões e recomendações necessárias para estimular a retomada do mercado de petróleo e gás na Bacia de Campos.

“A Bacia de Campos tem muito a contribuir inclusive para além dos campos maduros. Por exemplo, a 17º Rodada, que ocorre em outubro próximo, traz novas oportunidades. Mas os campos maduros têm demonstrado um grande potencial de retorno de produção, atraindo um volume significativo de investimentos de novas operadoras com interesse em desenvolver suas tecnologias nessas áreas. Por isso, o Promar é fundamental para fortalecer esse movimento", explica a gerente de Petróleo, Gás e Naval da federação, Karine Fragoso.

Divulgação

Importância do Promar para a região

O Promar foi criado no fim do ano passado e teve consulta pública aberta em janeiro, quando produtores, fornecedores de bens e serviços, órgãos públicos, instituições e entidades, como a Firjan, apresentaram sugestões sobre os principais desafios enfrentados na exploração e produção desses campos. Com infraestrutura instalada e reservatórios descobertos, os campos maduros oferecem oportunidade de acesso a volumes remanescentes de óleo e gás com investimentos menores do que o de novas áreas de produção.

A partir da extensão da vida útil desses campos, o Promar visa o aumento do fator de recuperação de petróleo. A partir disso, a manutenção da indústria de bens e serviços locais, a criação de melhores condições de aproveitamento econômico de petróleo e gás natural, e a geração de empregos.

A realização dessa etapa do Promar foi antecipada pelo ministro de Minas e Energia durante o lançamento da publicação da Firjan SENAI SESI, o Anuário de Petróleo no Rio 2021, na última terça-feira (24/8). O documento destaca o potencial de recuperação da participação da Bacia de Campos na produção nacional, especialmente para as áreas do pós-sal com entrada de novas empresas operadoras que irão atuar na região.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.