Redação TN Petróleo/Assessoria
Integrada ao conceito moderno dos processos cada vez mais ágeis e às exigências do mercado consumidor, a Sulgás otimizou, recentemente, a forma de contratação de gás natural (GN) feita por clientes comerciais e residenciais. Com a nova opção 100% online, a contratação fica muito mais rápida e prática para os consumidores.
O projeto faz parte de um processo de melhorias contínuas e fecha um ciclo que começou, ainda em 2020, com a implantação da modalidade de adesão para os clientes comerciais e residenciais. Ele acontece na sequência da migração do modelo de contrato por adesão, concluído no ano passado. “Com ele, foi possível gerar o processo digital. É mais um passo da Sulgás para contribuir com a desburocratização e modernização dos processos, alinhado ao que o mercado pede e precisa, que é a agilidade de contratação”, avalia o gerente de Mercado Urbano da Sulgás, Marco Grabski.
Segundo ele, o sistema 100% digital ganhou ainda mais importância com a pandemia, por conta da necessidade do distanciamento social. Grabski explica, porém, que o antigo método por meio de formulário de papel digitalizado não foi totalmente aposentado. “Até então, o cliente precisava preencher um formulário à mão, digitalizar e devolver. Ele permanece, para atender àqueles que preferem o método considerado, digamos, mais tradicional”, diz.
A vantagem é que a contratação que levava quatro semanas para ser concluída agora leva menos de dez dias. Além da digitalização tornar o processo de contratação de GN mais eficiente aos clientes, ela está alinhada aos valores da Sulgás. “O sistema oferece agilidade nas atividades internas da Companhia, assim como a padronização na assinatura dos contratos”, complementa o gerente.
Como uma das metas das equipes de Tecnologia da Informação da Sulgás para 2021, o sistema começou a ser desenvolvido e trabalhado logo nos primeiros três meses deste ano, em parceria com o setor de Mercado Urbano. O hotsite está no ar desde outubro e a experiência está dentro das expectativas, revela Grabski. “São mais ou menos dois meses funcionando e já temos vários pedidos de gás natural pelo sistema online. É uma fase que pode demandar pequenos ajustes, mas, de modo geral, estamos bastante satisfeitos com a resposta”.
Fale Conosco
22