Desemprego

Com leve queda, desemprego cai para 17,2% em agosto em São Paulo

Redação/Agência Brasil
28/09/2016 15:26
Visualizações: 219

A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo apresentou leve queda ao passar de 17,4%, em julho, para 17,2% em agosto, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego, feita todos os meses pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgada hoje (28) na capital paulista.

Segundo os dados, o contingente de desempregados foi calculado em 1,914 milhão de pessoas, 39 mil a menos do que no mês anterior. Esse número é decorrente da queda da População Economicamente Ativa (PEA), com a saída de 101 mil pessoas do mercado de trabalho (-0,9%), e da redução do nível de ocupação com a eliminação de 62 mil postos de trabalho (-0,7%).

Os dados mostram também que - em julho - o nível de ocupação caiu 0,7% e o total de ocupados foi estimado em 9,212 milhões de pessoas. O resultado ocorreu em função da queda de empregados na indústria de transformação (-5,2%), equivalente a 74 mil postos de trabalho a menos; e na construção (-0,7%), com menos 4 mil postos de trabalho.

Mais dados

No sentido contrário, houve acréscimo no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (1,1%), com a geração de 17 mil postos de trabalho, e em serviços (0,2%), com mais 9 mil empregos. A pesquisa mostrou ainda que o número de assalariados caiu 1,7%.

Quando analisados os últimos 12 meses, a taxa de desemprego na região metropolitana em agosto deste ano (17,2%) foi maior do que a de agosto do ano passado (13,9%).

O contingente de desempregados aumentou em 377 mil pessoas, em razão da eliminação de 305 mil postos de trabalho (-3,2%) e do aumento da força de trabalho da região, com a entrada de 72 mil pessoas no mercado de trabalho (0,7%).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13