Pré-Sal

Com cerca de 175 mil barris/dia, FPSO Carioca completa um ano de operação

Agência Petrobras de Notícias
24/08/2022 14:01
Com cerca de 175 mil barris/dia, FPSO Carioca completa um ano de operação Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1631

O FPSO Carioca, plataforma que produz no campo de Sépia, no pré-sal da Bacia de Santos, completou um ano de operação na última terça-feira (23/08). Neste período, o navio-plataforma alcançou uma produção acumulada de cerca de 39 milhões de barris de óleo (produção operada). Atualmente é a maior plataforma no Brasil em termos de complexidade e de produção, com cerca de 175 mil barris/dia produzidos, volume próximo à capacidade máxima projetada, de 180 mil barris/dia.

A unidade tem também capacidade diária de processamento de 6 milhões de m3 de gás natural. Na atual fase, o gás associado é utilizado para geração de energia elétrica para consumo próprio e o excedente é reinjetado no reservatório para manutenção de pressão através de dois poços injetores. A previsão é de que até o final de 2022 o FPSO exporte gás.

Além desses dois poços injetores, hoje a plataforma tem interligados quatro poços produtores. Avançando no processo de ramp up, a unidade tem prevista a interligação de mais três poços produtores e dois injetores na primeira onda do projeto.

Com sua operação, a Petrobras inaugurou a produção em Sépia, jazida do pré-sal da Bacia de Santos que abrange o Campo de Sépia Leste (regime de Concessão) e a Área Coparticipada de Sépia, em que coexistem os regimes de Cessão Onerosa e Partilha da Produção.

A jazida compartilhada de Sépia é operada pela Petrobras (55,30%), em parceria com a TotalEnergies EP Brasil Ltda. (16,91%), Petronas Petróleo Brasil Ltda (12,69%), QP Brasil Ltda (12,69%) e Petrogal Brasil S.A. (2,41%).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Portos brasileiros movimentaram 104 milhões de toneladas...
13/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Parceria
Wiise e Petrobras firmam parceria para aplicar IA na seg...
03/03/26
Posicionamento IBP
Conflito no Oriente Médio
03/03/26
Terminais
Leilões de três terminais portuários garantem mais de R$...
27/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Apoio Marítimo
Svitzer Cassino chega para impulsionar operações no Port...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Concessões
Ministério de Portos e Aeroportos envia à Antaq projeto ...
25/02/26
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
23/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
Portos
Fundo da Marinha Mercante aprova projetos portuários com...
13/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.