Dowstream

Com apoio do IBP, surge a Associação Brasileira de Downstream que vai discutir futuro do mercado de derivados de petróleo

Redação TN Petróleo/Assessoria
18/06/2020 13:31
Com apoio do IBP, surge a Associação Brasileira de Downstream que vai discutir futuro do mercado de derivados de petróleo Imagem: Clarissa Lins, do IBP Visualizações: 797 (0) (0) (0) (0)

A indústria de óleo & gás acaba de ganhar um novo representante de peso, que atuará como voz técnica na discussão e proposição de temas dos setores de downstream e midstream, que englobam a produção, importação, logística e distribuição de combustíveis. A Associação Brasileira de Downstream (ABD), abrigada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP), foi constituída nesta terça-feira (16.06), em assembleia virtual, e teve aprovado seu Estatuto Social, os membros de seus conselhos de administração e fiscal, entre outros itens. A ABD terá sede no atual escritório do IBP, no Rio de Janeiro.

Para Clarissa Lins (foto), presidente do IBP e eleita também como representante no Conselho de Administração da ABD, a associação nasce em um momento oportuno de transição do mercado, a despeito de todas as condições adversas trazidas pela pandemia de Covid-19. “Este é um momento histórico e exigiu muita Institucionaldedicação do IBP e dos representantes das empresas associadas. Criada a partir dos mais modernos princípios de representação empresarial defendidos pelo IBP, a ABD pretende discutir e criar uma visão sistêmica para o mid e downstream, repensando o modelo de atuação do segmento de refino, logística e distribuição de combustíveis e lubrificantes em um novo ambiente, com pluraridade e liberdade entre os agentes, moderno, competitivo, justo e sustentável”, explicou.

Ética e transparência, apoio a um mercado competitivo e dinâmico, respeito aos contratos e proteção à marca, segurança jurídica, segurança das operações e dos investimentos, equidade tributária e combate à irregularidade são alguns dos princípios da Associação, que se propõe a reunir agentes econômicos diversos, com voz e representatividade, como refinadores, centrais petroquímicas de 1ª geração com produção de derivados, operadores logísticos, distribuidoras de combustíveis, produtores de lubrificantes e aditivos.

Prioridades

Recentemente, o Steering Comittee de Downstream do IBP, formado por CEO´s de empresas associadas, definiu as diretrizes para a atuação da nova ABD, bem como os principais tópicos de sua agenda. A garantia do abastecimento é o primeiro tema, uma prioridade máxima que ampara os demais. A seguir, e entendido como fundamental para a atração de investimentos e desenvolvimento do setor, será dada ênfase a uma profunda revisão do modelo tributário de toda a cadeia de valor de O&G. Outros pontos críticos de que tratará a ABD são: a logística, especialmente no que tange à disponibilidade de infraestrutura para atender ao crescimento econômico futuro; as questões de regulação e legislação; e por fim, mas não menos relevante, o combate ao mercado ilegal de combustíveis, que produz uma série de distorções competitivas e prejuízos à sociedade com enorme impacto aos cofres públicos e ao consumidor final.

A partir de agora, por meio da Associação, e a partir de um plano de engajamento com representantes do governo, do Poder Legislativo e dos reguladores, o IBP se propõe a envidar os esforços necessários para a construção de um novo mercado de combustíveis e lubrificantes, cada vez mais dinâmico e competitivo.

Assim, o IBP se posiciona de modo definitivo como ator relevante na construção de um mercado de óleo e gás competitivo, contemplando os diversos elos da cadeia de valor, atraindo investimentos e criando valor para toda a sociedade brasileira.

Publicidade

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
Meio Ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
Combustíveis
Gasolina em Alta: Como o Preço do Petróleo e do Dólar In...
23/04/25
Diesel
Após reajuste da Petrobras, preço do diesel volta a cair...
23/04/25
Energia Elétrica
Neoenergia vende 50% de Itabapoana Transmissão
23/04/25
Combustíveis
Abastecimento de combustíveis: ANP debate atuação de órg...
22/04/25
Startups
Concluída a avaliação das startups que se inscreveram na...
22/04/25
Etanol
Hidratado recua após duas semanas em alta; Anidro fecha ...
22/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22