Gás Natural

Com 5,4 milhões de m³/d, consumo de gás natural no Amazonas bate recorde anual

Redação TN Petróleo/Assessoria CIGÁS
04/02/2025 07:20
Com 5,4 milhões de m³/d, consumo de gás natural no Amazonas bate recorde anual Imagem: Divulgação Cigás Visualizações: 1543

A demanda média de consumo de gás natural (GN) no Estado em 2024, foi de 5,4 milhões de m³/d – aumento de 4,89% em comparação com o ano anterior. Este foi o melhor desempenho anual já registrado. Os dados são da Cigás.

“A Cigás tem atuado fortemente na expansão da rede de gasodutos. E com a ampliação do número de usuários beneficiados com o gás natural, estamos tendo uma crescente expansão do consumo deste combustível, que tem papel importante na transição energética tão essencial para o meio ambiente”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Heraldo Câmara.

Na liderança do consumo, o segmento termelétrico apresentou variação positiva de 4,45%, atingindo em 2024 média diária de 4,5 milhões de m³/d de volume comercializado do combustível ante 4,3 milhões de m³/d em 2023.

O GN é a principal fonte de geração de energia elétrica no estado. Essa condição é comprovada pela CCEE. Dados da empresa apontam que, no Amazonas, o gás natural representou, até novembro do ano anterior, participação média de 83,59% da matriz de geração de energia elétrica do sistema interligado.

“Essa é uma comprovação da importância do gás natural para a matriz energética do Amazonas, lembrando que o combustível é fornecido pela Cigás diretamente para usinas termelétricas instaladas nos municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari, Codajás e em Manaus”, frisa o diretor técnico-comercial da Cigás, Clovis Correia.

Segundo segmento de maior consumo, as indústrias demandaram 189 mil metros cúbicos (média diária). Esse volume reflete aumento de 9,79% em relação ao ano anterior. São 79 indústrias contratadas de segmentos como duas rodas, químico e papel&papelão.

Essas empresas utilizam o gás natural em processos fabris, que abrangem desde o aquecimento de fornos e secadores até o uso como combustível no refeitório. Devido a essa diversidade de aplicabilidade, o gás natural tem se tornado aliado de relevância estratégica para a competitividade do setor produtivo.

Outros segmentos

A presença do gás natural tem sido reforçada em empreendimentos comerciais, o que alavancou o consumo do combustível neste segmento, totalizando média diária de 6,6 mil metros cúbicos. O desempenho significou acréscimo de 16,44% de volume comercializado frente ao período de janeiro a dezembro de 2023. Shoppings, hotéis, supermercados, academias, padarias, lavanderias, restaurantes e o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz são usuários abastecidos com o combustível nesse segmento.

Outro destaque ficou por conta do crescimento de 41% da demanda de gás natural no segmento residencial em 2024. Foram registrados 4,1 mil metros cúbicos (média diária) de volume comercializado de gás natural para usuários deste segmento.

Com uma rede de abastecimento de GNV constituída por oito postos contratados, o volume médio comercializado neste segmento foi de 23,4 mil metros cúbicos por dia.  A fim de incentivar a ampliação da frota de carros convertidos a GNV, o Governo do Estado, por meio da Cigás, continua na rua com a campanha “Faça a Conta. Use GNV” por meio da qual é concedido bônus de até R$ 4 mil por carro adaptado para gás natural veicular. Para saber mais sobre a campanha, é só acessar o regulamento no endereço eletrônico gnv.cigas-am.com.br.

Infraestrutura de rede

Em termos de extensão de rede, a infraestrutura construída pela Cigás já atinge 317 quilômetros. As instalações da rede de distribuição são construídas por meio do método não-destrutivo, moderna técnica de construção de infraestrutura subterrânea de gasodutos, que compreende a abertura de “janelas” no piso asfáltico, onde é feito um furo direcional com uma máquina do tipo perfuratriz, eliminando a necessidade de grandes escavações. O horário das obras é diferenciado, preferencialmente, das 22h às 5h da manhã, a fim de evitar impacto à mobilidade urbana da cidade.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.