Energia solar

Com 24 mil painéis, Enel X Brasil e TIM irão construir as maiores plantas solares da AL

Redação TN Petróleo/Assessoria
24/03/2021 20:10
Com 24 mil painéis, Enel X Brasil e TIM irão construir as maiores plantas solares da AL Imagem: Divulgação Visualizações: 571 (0) (0) (0) (0)

A TIM, em parceria com Enel X Brasil, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais, anuncia o início das obras para construção de duas novas usinas solares. O projeto está em desenvolvimento desde abril de 2020 e contará com mais de 24 mil painéis solares localizados em Ibititá e América Dourada, na Bahia. Este é o maior projeto de geração de energia para um cliente Enel X na América Latina, e terá capacidade de 9,919 MWp, evitando a emissão de aproximadamente 13.360 toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.

As usinas estarão disponíveis para a TIM por um período de 15 anos, conforme o modelo de negócio fechado, e vão atender a 716 sites (antenas) da empresa na área de concessão da Coelba. A expectativa é de que as plantas estejam em operação no segundo semestre deste ano.

Para a TIM, investir em energia limpa e geração distribuída faz parte de um projeto iniciado em 2017. A operadora conta hoje com 34 usinas de energia solar, hídrica e de biogás em operação e pretende chegar a 60 unidades em 2022, com geração mensal de 38GWh, o suficiente para abastecer uma cidade com 150 mil habitantes. Bruno Gentil, Chief Business Support Officer da companhia, reforça a importância do assunto dentro de uma agenda alinhada aos pilares de ESG (Environmental, Social & Governance) da empresa: “Fontes renováveis são importantes não só para promover a redução de custos, mas – principalmente – para atender a uma demanda crescente de toda a sociedade por energia limpa, garantindo a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população. Contamos com parceiros como a Enel X, que priorizam soluções para o futuro, em projetos e investimentos que realizamos pelo país, em busca da eficiência energética”. A TIM encerrou 2020 com 74,5% do seu consumo de energia proveniente de fontes renováveis e tem como meta alcançar mais de 90% até 2025.

Com a construção das usinas de geração distribuída fotovoltaicas para a TIM, a Enel X alcança 27,1 MWp em projetos de energia solar voltados para clientes industriais. O setor de geração distribuída, modalidade que permite que empresas e residências produzam sua própria energia a partir de fontes renováveis, vem crescendo nos últimos anos no Brasil. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revelam que o setor triplicou o volume de potência instalada no país entre maio de 2019 até o mesmo período de 2020, alcançando 3 GW em projetos de micro e minigeração de energia elétrica.

“O negócio de construção de usinas solares em geração distribuída continua sendo um dos focos da estratégia da Enel X no Brasil e a Região Nordeste tem se destacado no desenvolvimento de projetos deste tipo, graças à abundância de recursos naturais, como a luz solar, ao longo de todo o ano”, comenta Francisco Scroffa, Responsável pela Enel X no Brasil.

Geração distribuída

A Enel X, por meio da linha de negócios e-Industries, oferece o serviço de geração distribuída para empresas, permitindo que geradores privados realizem a troca da energia produzida com a rede elétrica. Por meio do negócio e outras soluções integradas em energia, é possível reduzir a conta de energia em até 90% e contribuir para a sustentabilidade do sistema elétrico ao utilizar uma fonte renovável de energia, auxiliando clientes comerciais e industriais na jornada da transição energética. Após a instalação, a economia é imediata e os painéis duram por mais de 25 anos.

Sobre a TIM - “Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: "Imagine as possibilidades". É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis.

A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito. A companhia atua comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos – 13 anos – nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, e foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo "Pró-ética".

Para mais informações, acesse: www.tim.com.br.

Sobre a Enel X - Enel X é a linha de negócios global da Enel dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores e soluções digitais em setores onde a energia está mostrando o maior potencial de transformação: cidades, residências, indústrias e mobilidade elétrica. A empresa é líder global no setor de soluções de energia avançada, gerenciando serviços como 6 GW de capacidade de resposta da demanda em nível global e 116 MW de capacidade de armazenamento de energia em todo o mundo, bem como um player líder no setor de mobilidade elétrica, com cerca de 170 mil pontos de carregamento públicos e privados de veículos elétricos em todo o mundo. A inovação e a sustentabilidade estão no centro da estratégia da Enel X desde o seu início, com a economia circular sendo a combinação perfeita desses dois elementos, aplicada em muitos dos produtos e serviços da Enel X. No Brasil, a companhia está comprometida em fornecer soluções tecnológicas inovadoras e serviços de valor agregado com o objetivo de impulsionar a mobilidade elétrica, o consumo consciente e eficiente de energia e a transição para um sistema energético global mais sustentável em benefício de clientes residenciais, empresas e cidades.

Sobre Grupo Enel e TIM no Brasil

As duas Companhias têm mais negócios em parceria na construção das usinas de Geração Distribuída e Mercado Livre de energia. Permanecendo no campo da Energia, as duas empresas estão ampliando a parceria com novos estudos e oportunidades de eficiência energética.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PE 2025-2029
Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobras é apresentado c...
22/11/24
Bacia de Campos
Porto do Açu recebe P-26 para suporte a Reciclagem Verde
22/11/24
Gasolina
ANP publica painel dinâmico com dados de qualidade da ga...
22/11/24
Apoio
OceanPact apoia Mubadala Brazil SailGP Team, liderado pe...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Resultado
Subsea7 atinge US$ 321 milhões em EBITDA ajustado no 3T2...
21/11/24
Pré-Sal
Com projeto Búzios 9, Tenaris reforça posição como forne...
21/11/24
Inclusão social
Dia da Consciência Negra: Mulheres negras empreendedoras...
20/11/24
Parceria
Amcham destaca parceria estratégica entre Brasil e EUA n...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
Biocombustíveis
Petrobras Biocombustível e Banco do Brasil assinam acord...
19/11/24
Combustíveis
Diesel comum e S-10 iniciam novembro com preço médio em ...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Logística
Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Termina...
18/11/24
Internacional
Primeiro-Ministro britânico, Keir Starmer, visita Brasil...
18/11/24
Evento
Bahia sediará Encontro Internacional do Setor de Energia
18/11/24
Acordo
Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica...
18/11/24
PD&I
Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) vai desenvol...
18/11/24
Etanol
Hidratado sobe quase 1% e anidro recua 1,38% na semana
18/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21