Cogeração

Cogeração de energia é tema de workshop na Fiesc, que teve participação da SCGÁS

Assessoria SCGÁS/Redação
08/04/2016 15:12
Visualizações: 1262

Ocorreu no último dia 6 na Fiesc o workshop sobre cogeração de energia, que reuniu palestrantes da SCGÁS, Celesc, BRDE, UFSC e Associação da Indústria de Cogeração de Energia de São Paulo. O objetivo do evento era analisar as vantagens da cogeração de energia, as oportunidades locais e próximos passos para a definição de tarifa e comercialização.

Na apresentação da SCGÁS foram destacadas as vantagens da cogeração a partir do gás natural, como a competitividade operacional, autossuficiência energética, segurança, qualidade e estabilidade da energia elétrica recebida e redução das emissões quando substitui óleo diesel. O processo de cogeração pode contribuir fornecendo vapor, água quente e/ou água gelada – no caso do ar condicionado.

A SCGÁS irá protocolar em breve pedido de criação do segmento de cogeração em Santa Catarina junto à agência reguladora (ARESC). A proposta da Companhia é oferecer tarifa competitiva ao setor. A diferenciação tarifária para o segmento de cogeração está prevista no contrato de concessão que rege o serviço de distribuição no Estado e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento desse tipo de aplicação.

EVENTO EM RIO DO SUL

A cogeração de energia também foi tema do Seminário de Energia: eficiência e competitividade, realizado na semana passada em Rio do Sul. O engenheiro Ivan Rocha, da Gerência de Tecnologia da SCGÁS, fez uma análise do cenário energético atual e dos incentivos governamentais criados recentemente. Além disso, também explicou temas como geração distribuída à gás natural, ciclos de cogeração, geração termelétrica, potencial energético no estado e geração de energia dual-fuel, com o uso de diesel e gás natural.

Para Rocha, a sociedade de Rio do Sul está aguardando de forma positiva a chegada do gás natural à cidade, o que deve ocorrer no fim de abril. “A percepção é que a sociedade entendeu que o gás está vindo para contribuir, trazendo economia, segurança energética, confiabilidade e desenvolvimento sustentável para a cidade”.

ENTENDA A COGERAÇÃO

A cogeração é o processo que permite a produção simultânea de energia elétrica e térmica (como vapor e água quente) a partir de uma única fonte de combustível. Esse processo permite a geração de energia próximo da demanda, maior eficiência energética local, economia operacional, mais segurança e maior estabilidade e qualidade da energia.

Outra solução que pode ser utilizada é a geração na ponta. O processo envolve a geração de energia durante três horas por dia útil nos horários de pico de demanda da concessionária, onde o custo da energia elétrica é maior para diminuir o consumo. Com isso há economia e estabilidade para o cliente e maior autonomia energética para a concessionária.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.