<P>A Codesp planeja investir R$ 4 milhões no plano de segurança do Porto de Santos este ano. Os recursos serão aplicados na manutenção e na operação de equipamentos de vigilância e no cadastramento de usuários, medida necessária para seu acesso ao cais.</P><P>Até a última semana, essas m...
A Tribuna - SPA Codesp planeja investir R$ 4 milhões no plano de segurança do Porto de Santos este ano. Os recursos serão aplicados na manutenção e na operação de equipamentos de vigilância e no cadastramento de usuários, medida necessária para seu acesso ao cais.
Até a última semana, essas medidas (exceto a operação dos aparelhos de segurança) eram uma responsabilidade da Associação Profissional dos Usuários dos Portos do Estado de São Paulo (Apupesp). A companhia docas rescindiu o contrato com a entidade por considerar que ela não teria recursos suficiente para realizar os investimentos exigidos.
Segundo o presidente da Codesp, José Di Bella Filho, essa programação vai ser paga com dinheiro da companhia. É recurso próprio.
INSPEÇÃO
O presidente garantiu que o plano de segurança está operacional. Tudo está em condições de operação. Segundo ele, falta agora credenciar os usuários que ainda não estão registrados. Podemos dizer que saímos do caminho crítico. Agora, nos resta fazer a manutenção e a operação.
Mas ainda não há previsão de quando Santos será certificado como um porto adequado ao ISPS Code (norma da Organização Marítima Internacional que exige a implantação de programas de segurança nos complexos marítimos). Esse reconhecimento é obtido a partir de uma inspeção da Comissão Nacional de Segurança nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), órgão do Governo Federal que avalia a implementação dessas medidas de vigilância.
Procurado, o presidente da Conportos, Ézio Borghetti, afirmou que o colegiado deve elaborar na próxima semana um novo cronograma de visitas aos portos brasileiros, entre eles Santos. Ainda não sabemos quando vão ser as inspeções. Podem ser em 30, 90 dias. Mas antes, devemos fazer uma visita técnica em Santos para ver se o plano de segurança precisa de algum ajuste, concluiu.
SAIBA MAIS
Campos deixa Comissão
A Comissão Nacional de Segurança nos Portos e Vias Navegáveis (Conportos) não conta mais com a direção de João Carlos Cardoso Campos, que este mês completaria quatro anos à frente do órgão interministerial. Campos deixou a presidência interina da Conportos, no dia 1º de fevereiro, por questões pessoais. Segundo ele, os atrasos na implantação do ISPS Code em alguns portos se devem à gestão não profissional das administrações. A tradição da gestão portuária no Brasil não tem essa formação vocacionada. Mas parte da administração de um porto tem de ser profissionalizada e isso não se cria da noite para o dia.
Fale Conosco
22