Os investimentos nos portos brasileiros estão cada vez maiores. Um grupo de 16 capixabas (técnicos, executivos e empresários) participa de uma missão aos portos de Gent, Antwerp e Zeebrugge (Bélgica) e Rotterdam (Holanda). Os principais objetivos são a troca de experiências, conhecimento da infraestrutura logística e novos contatos comerciais.
Durante a semana foram realizadas reuniões de trabalho no Porto de Gent, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os serviços desenvolvidos por diversas empresas (Arcelor Mittal, Euro-Silo, Euroports, Sea - Tank Terminal e o próprio Porto de Gent).
Entre os assuntos tratados estavam investimentos e gerenciamento de projetos, logística de transporte multimodal, tarifas aplicadas, condições para arrendamento de áreas, tipos de energia utilizada, planta de biocombustível, questões alfandegárias, dentre outras.
Foram realizadas visitas a empresas instaladas nas áreas do porto, que colaboraram para o conhecimento das potencialidades e de toda a infraestrutura logística do Porto de Gent.
Participam desta missão os representantes da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), engenheiros Marcus Z. Breciani e Karen Vassoler Martins. Outras empresas e entidades participantes: Ministério das Cidades, Coimex, Tegma, Apra, Barter, Vila Porto, Internacional Op. Portuária, Log-In Logística, Ibralog, OGMO-ES, Intersindical e UVV.