Biodiesel

CNT apresenta ao ministro dos Transportes impacto do aumento da mistura de biodiesel no diesel

O presidente Vander Costa defendeu a necessidade de condicionar o aumento da mistura a testes de viabilidade técnica; aprimorar as especificações do biodiesel; implementar medidas de controle de qualidade; e considerar o transporte nas políticas públicas

Redação TN Petróleo/Assessoria
01/04/2024 15:56
CNT apresenta ao ministro dos Transportes impacto do aumento da mistura de biodiesel no diesel Imagem: Divulgação Visualizações: 373 (0) (0) (0) (0)

O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) apresentou, na última quarta-feira (27), ao ministro dos Transportes, Renan Filho, o impacto para a atividade transportadora da mistura do biodiesel de base éster ao diesel fóssil. O teor da mistura, que era de 10% em 2022, hoje é de 14%, em atendimento à resolução do CNPE (Conselho Nacional de  Energética). A  foi implementada como parte da estratégia nacional de transição energética. Na prática das empresas, porém, a mudança na composição tem se revelado prejudicial. 

Em reunião realizada na sede da pasta, em Brasília (DF) – que também contou com a participação da ex-ministra e ex-senadora Kátia Abreu, do diretor executivo da CNT, Bruno Batista, e da gerente executiva Ambiental da CNT, Erica Marcos –, a Confederação reforçou a sua posição de condicionar o aumento da mistura a testes de viabilidade técnica; aprimorar as especificações do biodiesel utilizado no Brasil; implementar medidas de controle de qualidade; e sempre considerar o setor de transporte nas políticas públicas.

O presidente Vander Costa falou da importância da definição, de forma técnica e objetiva, da mistura adequada do teor de biodiesel a ser adicionado ao diesel a fim de garantir uma redução eficiente e emissões. “Entendemos que é necessário ampliar o debate e o setor de transporte precisa ser ouvido. Temos trabalhado com dados técnicos e testes que comprovam que teores acima de 10% aumentam o consumo e os custos operacionais do transporte”, disse.

Durante a reunião, foram exibidos resultados da Sondagem CNT sobre o biodiesel brasileiro, na qual se colheram informações de 710 empresários do setor de transporte. Entre os entrevistados, 60,3% relataram a incidência de problemas mecânicos relacionados ao teor da mistura. As principais ocorrências dizem respeito ao aumento da frequência de troca de filtros (82,7%) e a falhas no sistema de injeção (77,1%). Como resultado, foi percebido um aumento nos custos com a manutenção dos veículos.

Também foi compartilhado o case da Sambaíba, atuante no transporte público de São Paulo. Em 2023, a empresa monitorou os tanques da garagem e realizou testes em campo, comparando diferentes teores de biodiesel. O resultado foi que, acima de 10%, foi constatada a presença de borra (resíduo) em tanques, filtros e peças automotivas. Com isso, a limpeza dos tanques, que era anual, precisou ser realizada em meses alternados. A frota, por sua vez, visivelmente perdeu potência. Novamente, registrou-se aumento total de gastos na operação. 

Os participantes também tiveram acesso aos dados do estudo encomendado pelo Sistema Transporte à UnB (Universidade de Brasília). Os pesquisadores tomaram como base a performance de dois caminhões, um Ford Cargo 815 (fase P5) e um Mercedes-Benz Accelo 815 (fase P7). Quando abastecidos com diesel B20 (20% de biodiesel na mistura), em comparação com o B7, os motores sofreram perda de potência de até 10% e perda de torque de até 2,5%, sob a mesma rotação. Quando se adotou diesel B20, ambos os veículos emitiram monóxido de carbono com valores acima dos limites estabelecidos pelo Proconve.

O presidente da CNT também citou o Projeto de Lei nº 4.516, conhecido como “Combustível do Futuro”, aprovado, neste mês, na Câmara dos Deputados, condicionando o aumento do teor do biodiesel de base éster no diesel fóssil a testes de viabilidade técnica. Além disso, o texto instituiu o óleo vegetal hidrotratado mediante o Programa Nacional de Diesel Verde, que prevê a sua participação volumétrica obrigatória.

O ministro Renan Filho acolheu o pleito da CNT e afirmou entender a importância e a emergência da questão. “O setor de transporte é o maior consumidor de biodiesel hoje no país e precisa ser ouvido. Precisamos tratar essa questão da transição energética com cuidado e garantir que o que está sendo definido permite ao Brasil avançar.”

Compromisso

Para o diretor Bruno Batista, é fundamental destacar que o setor transportador tem uma preocupação legítima com a sustentabilidade ambiental. “Desde 2007, desenvolvemos ações com esse foco, por meio do Programa Despoluir. Acreditamos que é essencial debater também outras soluções, como o diesel verde (HVO), já utilizado em outros países e que permite custo-benefício e segurança melhores aos transportadores.”

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe Oil & Gas 2024
Sergipe Oil & Gas destaca desafios e oportunidades no estado
26/07/24
Bacia de Campos
Novo Contato OIl States Deck
26/07/24
Apoio Offshore
Camorim anuncia novo contrato com Petrobrás para operar ...
26/07/24
Sergipe Oil & Gas 2024
Global Ship participa da Sergipe Oil & Gas 2024
26/07/24
Vagas de Estágio
ExxonMobil Brasil anuncia Programa de Estágio 2025
26/07/24
Combustíveis
Petrobras realiza comercialização de bunker com conteúdo...
26/07/24
Sergipe Oil & Gas 2024
GE Petróleo apresenta soluções em avaliação de poços no ...
26/07/24
Sergipe Oil & Gas 2024
BNB divulga oportunidades de crédito no Sergipe Oil & Ga...
26/07/24
ROG.e
ROG.e 2024 confirma lideranças da Ipiranga, Vestas e Ult...
26/07/24
Produção
ANP lança Painel Dinâmico de Poços na Fase de Produção
26/07/24
Sergipe Oil & Gas 2024
Presidente da Agência Nacional do Petróleo destaca a imp...
25/07/24
Sergipe Oil & Gas 2024
Governador Fábio Mitidieri e ministros visitam obra de c...
25/07/24
Sergipe Oil & Gas 2024
Sergipe Oil & Gas destaca potencial em exploração e prod...
25/07/24
Sergipe Oil & Gas 2024
TAG marca presença em semana de eventos dedicados à prom...
25/07/24
Sergipe Oil & Gas 2024
Comquality Engenharia apresenta solução inovadora na Ins...
25/07/24
Sergipe Oil & Gas 2024
ANP participa da Sergipe Oil & Gas
25/07/24
Pernambuco
Eneva firma primeiro contrato de “small scale” com Coper...
25/07/24
Sergipe Oil & Gas 2024
Qualidados patrocina e participa ativamente do Sergipe O...
25/07/24
Sergipe Oil & Gas 2024
Entrega de Título de Cidadão Sergipano na Alese integra ...
25/07/24
Sergipe Oil & Gas 2024
Abertura do Sergipe Oil & Gas em Aracaju demonstra a pot...
24/07/24
Sergipe Oil & Gas 2024
Alexandre Silveira destaca ações e políticas do MME para...
24/07/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.