Diário Digital
Empresas petrolíferas da Venezuela, Espanha, Brasil e Argentina assinaram um acordo para a criação de cinco empresas centradas na exploração do crude (petróleo) em território venezuelano, foi hoje anunciado em Caracas.
Segundo um comunicado da Corporação Venezuelana de Petróleo (CPV), a petrolífera estatal Petróleos da Venezuela S.A. (Pdvsa), da qual é filial, assinou um contrato com a brasileira Petrobras para criar as empresas mistas (com capital público e estatal) Petroven-Bras, Petroritupano e Petrokariña. Estas novas empresas centrarão as suas acções nos campos do leste venezuelano, onde se produzem actualmente 50.000 barris diários de petróleo.
Por outro lado foi ainda assinado um acordo com a Repsol de Espanha para a criação da empresa Petroquiriquire, e com a Argentina CGC para a criação da empresa Pretronado, para explorar vários poços petrolíferos do oeste venezuelano , cuja produção diária ronda os 35.000 barris.
Os acordos fazem parte do processo de migração de antigos convénios operacionais para empresas mistas, nas quais o Estado venezuelano terá um participação de 60%, correspondendo os restantes 40% do capital a empresas privadas.
A Corporação Venezuelana de Petróleo é a filial da Pdvsa que administra os negócios e acordos realizados entre a petrolífera estatal, com capitais nacionais e as empresas estrangeiras.
Fale Conosco
22