Amazonas

Cigás ultrapassa meta anual de usuários contratados

Redação TN Petróleo/Assessoria Cigás
09/10/2024 07:23
Cigás ultrapassa meta anual de usuários contratados Imagem: Divulgação Visualizações: 2384

A Cigás ultrapassou a meta de unidades consumidoras (UC’s) contratadas para este ano. Até o fim de agosto, a concessionária dos serviços públicos de distribuição e comercialização de gás natural (GN) alcançou 21.351 UC’s. O estabelecido no Plano de Negócios da Companhia para 2024 era alcançar 20.197. A meta de crescimento de unidades consumidoras, em relação ao previsto no plano de negócios, foi ultrapassada em 5,5%. De acordo com o diretor técnico-comercial da Cigás, Clovis Correia Junior (foto), a maior adesão de usuários ao serviço de distribuição de GN canalizado é impulsionada pelas vantagens proporcionadas pelo combustível. “O gás natural pode gerar aos seus usuários economia de até 56%, a depender do segmento, em relação a outros combustíveis, conforme estudos da Companhia baseados em dados da ANP”, ressalta o executivo, o qual destaca ainda o intenso trabalho de prospecção de novas unidades consumidoras que a Cigás realiza.

Outro importante benefício proporcionado pela ampliação do uso do gás natural é o ambiental. Isso se deve em razão do GN ser o combustível fóssil mais limpo, destacando-se ainda como de importância estratégica para a segurança energética do País. Para ratificar essa condição, estudo recente produzido por especialistas da Companhia indicaram que 6,2 milhões de toneladas de carbono equivalente (gases de efeito estufa – GEE) deixaram de ser emitidas com o uso do gás natural na geração de energia elétrica, no Amazonas, com a troca do óleo combustível pelo GN. O período de abrangência do estudo foi de 2010, quando iniciou a operação comercial da Companhia, até 2023. Os usuários também usufruem da comodidade por se tratar de um fornecimento contínuo viabilizado pela infraestrutura de gasodutos subterrânea construída pela concessionária, pagamento somente após o consumo efetivo e segurança na operação. Entre as mais de 21 mil unidades consumidoras contratadas estão usinas termelétricas da capital e dos municípios de Anamã, Anori, Codajás, Caapiranga e Coari, onde o GN é usado na geração de energia elétrica; indústrias de variados segmentos do Polo Industrial de Manaus (PIM); estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço, entre os quais os principais shoppings da cidade, supermercados, lavanderias, restaurantes, o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz; postos de abastecimento de gás natural veicular (GNV); e usuários residenciais verticais.

Conforme o diretor técnico-comercial, a Cigás tem um arrojado plano de expansão do sistema de distribuição de gás natural. Conforme o Plano de Negócios vigente da Companhia, o montante a ser aplicado na expansão do sistema de distribuição de gás natural é de R$ 360 milhões. O planejado é alcançar 432 quilômetros e superar a expressiva marca de 35 mil usuários de gás natural até 2028. Hoje, a rede de distribuição de gás natural já ultrapassou 300 quilômetros de extensão.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23