GNV

Cigás apresenta ações de fomento ao mercado de GNV em audiência pública na Aleam

Redação TN Petróleo/Assessoria
22/09/2021 10:10
Cigás apresenta ações de fomento ao mercado de GNV em audiência pública na Aleam Imagem: Divulgação Visualizações: 2223 (0) (0) (0) (0)

A Cigás destacou a implementação de ações estratégicas de incentivo ao mercado de gás natural veicular (GNV) durante audiência pública realizada na últimaa segunda-feira (20), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

De iniciativa do deputado estadual Sinésio Campos, a audiência teve como objetivo debater propostas e providências para fomentar esse segmento no estado. Em sua explanação, o diretor técnico comercial da Companhia, Clovis Correia Junior, explicou que o Governo do Estado, por meio da Cigás, tem a função de realizar a distribuição de gás natural canalizado para a entrega aos consumidores e que, no caso do GNV, esses consumidores seriam as bandeiras ou postos de revenda.

Ele anunciou que, em breve, dois novos postos de combustíveis começarão a operar com GNV na capital amazonense, um na Ponta Negra e outro no Distrito Industrial. “Esse movimento de abertura de postos depende do interesse de empresários para ter estrutura de abastecimento de gás natural veicular. A Cigás está apta a entregar gás natural e temos esta boa notícia para os usuários amazonenses”, comentou.

Incentivos  –  Clovis Correia enfatizou ainda a ação estratégica de incentivo à conversão de veículos a GNV adotada pela Companhia por meio da realização de campanhas.  Lançada no último dia 16 de setembro, a edição 2021 da campanha “Faça a Conta. Use GNV!” tem por objetivo a concessão de 250 bônus no valor de R$ 4 mil a taxistas, motoristas de aplicativo e frotistas.

Para participar, é necessário realizar primeiramente a conversão e regularização da alteração de característica do veículo junto ao órgão estadual de trânsito. Depois isso, é preciso fazer a inscrição no site da campanha (https://www.usegnv.cigas-am.com.br/), para se tornar apto à inscrição, submeter a documentação solicitada no regulamento e aguardar análise da Cigás.

“A Cigás entende que é papel de todos os atores da cadeia (de GNV) buscar fomentar esse mercado e que a ideia de incentivar a conversão de veículos é uma forma de estimular novos empresários a investirem postos de combustíveis com GNV para que este mercado possa efetivamente crescer”, frisou o diretor, ressaltando que o plano de negócios da Companhia prevê a realização de campanhas desta natureza nos próximos anos.

Durante a audiência pública, o deputado Sinésio Campos ressaltou que “a Cigás percebeu a importância da área social e está vivendo um momento diferenciado”. Além da Companhia, a audiência contou com representantes das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e da Fazenda (Sefaz-AM), da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), de oficinas convertedoras credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Coletivo Liderança de Motoristas para o Transporte Remunerado Privado Individual de Passageiros através de Aplicativos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Projeto piloto que vai capturar e armazenar 100 mil tone...
17/09/25
Pessoas
ABESPetro elege novo Conselho de Administração para biên...
17/09/25
OTC Brasil 2025
Excelência do Petróleo e Gás Brasileiro é Reconhecida no...
17/09/25
São Paulo
FIEE 2025 cresce 20% em público e registra maior edição ...
17/09/25
Bacia de Campos
OceanPact fecha contrato de descomissionamento com a Tri...
17/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
EGD Engenharia marca presença na Rio Pipeline 2025 com f...
16/09/25
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Evento recebeu cerca de 11 mil visitantes, um cresciment...
12/09/25
PD&I
RCGI-USP avança em célula a combustível que opera direto...
12/09/25
São Paulo
Em seu terceiro dia, FIEE debate eficiência, flexibilida...
12/09/25
Energias Renováveis
Pela primeira vez, energia solar e eólica geram mais de ...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Shape Digital apresenta ao setor de óleo e gás mais uma ...
12/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23