Visita

Cid vistoria obras do Porto do Pecém

O governador Cid Gomes vistoriou na manhã desta terça-feira (30/11) as obras de ampliação do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. A construção do Terminal de Múltiplo Uso (Tmut) está sendo realizada em três

Governo do Estado
01/12/2010 17:17
Visualizações: 1441 (0) (0) (0) (0)
O governador Cid Gomes vistoriou na manhã desta terça-feira (30/11) as obras de ampliação do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. A construção do Terminal de Múltiplo Uso (Tmut) está sendo realizada em três turnos e deverá ficar pronta no primeiro trimestre de 2011. Com a conclusão da obra, em abril já será possível descarregar o carvão necessário para abastecer a Termoelétrica do Pecém. "O Tmut permitirá ao Porto do Pecém triplicar sua movimentação de carga. Também garantirá espaço para o escoamento da produção das futuras Siderúrgica e Refinaria, que se instalarão na área", afirmou o governador Cid Gomes.
 
 
Ao todo, faltam pouco mais  de 15 metros para a conclusão do quebra-mar do TMUT. A estrutura, que vai abrigar os píeres de atracação de navios e o pátio de estocagem, está sendo ampliada em mais 1.000 metros quando atingirá um total de 2.700 metros de extensão. Conforme ainda medições feitas pela Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), 165 estacas, de um total de 275, já estão colocadas. As obras estão recebendo um investimento de R$ 400,5 milhões.
 
 
O cais acostável e seus dois berços de atracação contínuos, com extensão total de 700 metros de comprimento, já iniciados, poderão acomodar navios contêineres de última geração. O TMUT terá ainda uma linha de guindastes para descarregamento e carregamento de contêineres e uma retroárea para pátio de estocagem com cerca de 87,4 mil metros quadrados. Conforme relatou o engenheiro Luiz Hernani, diretor de Implantação e Expansão da Ceará Portos,  já foram aplicados cerca de 800 mil metros cúbicos de concreto para essa fase. Sobre a ponte de acesso até o pátio de cargas, que está sendo prolongada em 348 metros, está sendo implantado o último vão, que ligará a ponte já existente à área de estocagem.
 
 
O TMUT atenderá a crescente demanda de movimentação de contêineres e carga geral, consolidando a vocação do terminal como porto concentrador de cargas e manter a sua consolidação de maior exportador de frutas e calçados do país. A capacidade estimada de movimentação de contêineres será ampliada dos atuais 250.000 TEUS/ano para 760.000 TEUS/ano.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Oferta Permanente
ANP aprova inclusão de 275 novos blocos
19/09/25
Hidrogênio Verde
Complexo do Pecém (CE) abriga os primeiros projetos de h...
18/09/25
Energia Eólica
Parceria inovadora entre Petrobras, WEG e Statkraft colo...
18/09/25
Apoio Offshore
Omni Unmanned e SwissDrones concluem teste de UAV em pla...
18/09/25
Estudo
Cultura de inovação promove competitividade, sustentabil...
18/09/25
Contrato
OceanPact assina contratos com a Petrobras para monitora...
18/09/25
Meio Ambiente
Projeto piloto que vai capturar e armazenar 100 mil tone...
17/09/25
Pessoas
ABESPetro elege novo Conselho de Administração para biên...
17/09/25
OTC Brasil 2025
Excelência do Petróleo e Gás Brasileiro é Reconhecida no...
17/09/25
São Paulo
FIEE 2025 cresce 20% em público e registra maior edição ...
17/09/25
Bacia de Campos
OceanPact fecha contrato de descomissionamento com a Tri...
17/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
EGD Engenharia marca presença na Rio Pipeline 2025 com f...
16/09/25
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23