Negócios

Chineses estão sem encomendas

Durante uma década a China expandiu agressivamente sua presença na construção naval na esperança de usar seus salários baixos para capturar mais um bastião do setor industrial. Nem tudo está correndo de acordo com o plano. O foco dos estaleiros

Valor Econômico
21/10/2011 10:17
Chineses estão sem encomendas	Visualizações: 108 (0) (0) (0) (0)
Durante uma década a China expandiu agressivamente sua presença na construção naval na esperança de usar seus salários baixos para capturar mais um bastião do setor industrial. Nem tudo está correndo de acordo com o plano. O foco dos estaleiros da Coreia do Sul em navios mais caros e complicados permitiu a eles dobrar sua participação nas encomendas mundiais este ano, enquanto a estratégia da China de atacar na ponta mais baixa do mercado não vem sendo recompensada.
 
 

Hyundai Heavy Industries, Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering e Samsung Heavy Industries, os três maiores estaleiros do mundo, conseguiram até agora 40% das encomendas feitas em 2011, enquanto os preços mais altos do petróleo estimulam a demanda por navios-tanques de transporte de gás natural liquefeito e para perfuração. Os contratos conseguidos pelos estaleiros chineses em 2011 estão avaliados em cerca de 25% dos contratos obtidos pela Coreia do Sul, com base em dados da Clarkson Research Services, por causa da saturação dos navios de transporte de commodities de margens baixas que compreendem a maior parte da produção da China. "Tem sido bom para os estaleiros coreanos e o ano que vem será melhor", diz Park Moo Hyun, analista da E*Trade Securities.
 
 
 
Uma queda de 19% nas encomendas mundiais de navios este ano vem atingindo principalmente os estaleiros chineses, sendo que seis dos dez maiores não receberam nenhuma encomenda desde junho. Os coreanos evitaram a desaceleração porque abriram mão do mercado de navios de contêineres menores e navios que transportam cargas não embaladas para os chineses. "A situação agora é de uma corrida pela sobrevivência para os estaleiros chineses", afirma Cho In Karp, diretor de análises da corretora Heungkuk Securities de Seul. "Se eles não tiverem outra fonte de renda que a construção tradicional de navios, vai ser muito difícil continuar no negócio."
 
 

A Hyundai Heavy já superou a meta de vendas de US$ 12,3 bilhões para o ano, graças a encomendas de US$ 5,5 bilhões para navios especiais usados pelas companhias de petróleo em testes de perfuração em águas profundas. A Samsung Heavy conseguiu até agora US$ 14,8 bilhões em encomendas no ano, enquanto a Daewoo Shipbuilding está com uma carteira de US$ 10 bilhões.
 
 
 
O que está alimentando esse desempenho vigoroso: os dois estaleiros localizados em Seul conseguiram contratos para a fabricação de caras plataformas de perfuração semissubmersíveis, unidades flutuantes de armazenagem de petróleo e produção, navios para o transporte de gás natural liquefeito e navios de perfuração. "Em um mercado cheio de incertezas, as pessoas querem investir em algo que vai render dinheiro, e o setor de energia é justamente isso", diz Richard Park, analista da Korea Investment & Securities.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
EBR entrega módulos que serão instalados na FPSO P-79, d...
01/10/24
TN 151 - Especial ROG.e 2024
A reinvenção dos campos maduros offshore
30/09/24
Pernambuco
Porto de Suape irá receber R$ 2 bilhões com a instalação...
30/09/24
Apoio Offshore
Estudo mostra possível redução nas emissões de poluentes...
30/09/24
Evento
7ª Edição do Seminário de Navegação Marítima da WSB Advi...
28/09/24
ROG.e 2024
TPAR - Terminal Portuário de Angra dos Reis, presente na...
27/09/24
ROG.e 2024
Presença da Tenenge na ROG.e 2024 marca o retorno das gr...
27/09/24
Santa Catarina
Porto de Imbituba recebe embarcação que equivale a três ...
27/09/24
Acordo
Petrobras assina memorando de entendimento com YPF da Ar...
26/09/24
SPE Brazil FPSO Symposium
Descarbonização já embarcou nos FPSOs
26/09/24
ROG.e 2024
MODEC debate o papel dos fornecedores na busca pela exce...
25/09/24
Treinamento
Wilson Sons capacita mais de 170 comandantes com foco em...
25/09/24
Investimento
Porto de Imbituba prevê obras e investimentos de mais de...
24/09/24
Royalties
Valores referentes à produção de julho para contratos de...
24/09/24
ROG.e 2024
Margem equatorial é essencial para a economia e a segura...
24/09/24
Bacia de Campos
Por US$ 1.027 bilhão, Petrobras contrata novos navios-so...
24/09/24
Conteúdo Local
Audiência pública sobre relatórios de conteúdo local é a...
23/09/24
ROG.e 2024
Na ROG.e, Firjan apresenta levantamento sobre as relaçõe...
23/09/24
Royalties
Valores referentes à produção de julho para contratos de...
20/09/24
PPSA
Petrobras, Galp e Acelen compram cargas de petróleo da U...
19/09/24
Brandend Content
Núcleo Engenharia: Evolução e Inovação no Contexto da In...
19/09/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20