Energia Elétrica

Chineses devem disputar leilões de energia no Brasil

Os chineses devem aumentar sua presença no mercado de energia elétrica do país. O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, acredita que, no ano que vem, empresas chinesas deverão participar de leilões para novos empreendimentos em geração e transmissão

Redação/ Agências
08/10/2010 13:52
Visualizações: 272
Os chineses devem aumentar sua presença no mercado de energia elétrica do país. O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, acredita que, no ano que vem, empresas chinesas deverão participar de leilões para novos empreendimentos em geração e transmissão de energia elétrica. Segundo o diretor, os investidores do país asiático já estão conversando com a Eletrobras para formar eventuais parcerias nesses leilões.


Hubner lembrou que a estatal chinesa State Grid já adquiriu sete concessões de energia no Brasil controladas pelas empresas espanholas Elecnor, Isolux e Cobra. O investimento na compra dos ativos foi avaliado em R$ 3,1 bilhões. O negócio foi anunciado em maio e teve aprovação da Aneel em setembro.


O diretor lembrou que, além dessa experiência inicial no setor de transmissão, a própria State Grid investe em geração de energia e companhias chinesas já atuam fornecendo turbinas para projetos de hidrelétricas no Brasil. "No ano que vem, deveremos ter, pelo menos, três leilões de geração de energia e outros três de transmissão", disse o diretor, que participou ontem da assinatura de contrato de concessão de quatro novas linhas de transmissão que foram leiloados em junho deste ano.


Entre os leilões de geração que ocorrerão no ano que vem, segundo ele, deverá haver pelo menos um para hidrelétricas, outro para projetos de menor porte e pelo menos uma licitação para projetos de energia renovável, como centrais eólicas e usinas de biomassa. Hubner afirmou que tem conversado com os chineses e que eles pretendem atuar, no Brasil, do mesmo modo que outras empresas estrangeiras que adquirem concessões no setor elétrico: contratando mão de obra local.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13