Aço

China sustenta alta de 5,7% na produção mundial

Valor Econômico
22/07/2008 09:03
Visualizações: 833

Puxada pela China, a produção mundial de aço ainda cresce ao ritmo de 6% ao ano. No primeiro semestre, o volume alcançou 696 milhões de toneladas, o que representou aumento de 5,7% em comparação a igual período de 2007, conforme dados divulgados na sexta-feira pelo Instituto Internacional de Aço e Ferro (IISI, na sigla en inglês). 


As usinas chinesas produziram 263 milhões de toneladas de janeiro a junho, representando alta de 9,6% sobre um ano atrás. No mês passado, as siderúrgicas locais tiraram de seus altos-fornos e fornos elétricos 46,9 milhões de toneladas, 10,2% a mais que no mesmo mês de 2007, mas pouco acima às 46 milhões que atingiu em maio. O país, que enfrenta problemas de escassez de energia e ambientais, vem desacelerando gradativamente seu ritmo de expansão em aço, que chegou a subir 26% entre um ano e outro em 2005. 


Dentre os dez maiores países produtores de aço, o Brasil alcançou a segunda maior taxa de crescimento no semestre: 6,9%. Fechou o perído 17,4 milhões de toneladas produzidas, conforme o IISI. Esse volume aponta para uma produção anual de 35 milhões de toneladas em 2008, abaixo das 37,8 milhões de toneladas projetadas pelo setor. A demanda continua firme no mercado local, mas as usinas parecem não responder na mesma intensidade. A capacidade instalada, no início do ano, era de 41,2 milhões de toneladas. 


A Índia, que caminha a passos largos para se consolidar entre os três maiores fabricantes de aço do mundo até 2015, ao lado de China, Japão e EUA, perdeu a quinta posição para a Coréia do Sul. O país fez 27,2 milhões de toneladas e as usinas sul-coreanas, 27,4 milhões. 


No rol dos dez mais, a Alemanha foi o único país que mostrou queda de produção, retratando o pífio desempenho dos 27 membros da União Européia, que teve expansão de somente 0,1%. O principal destaque no Velho Continente ficou por conta da Turquia, com 19,6% a mais no semestre e 17,5% em junho. A siderurgia turca caminha firme para tirar a 10ª posição da Itália em alguns anos. 


Apesar da crise do sub-prime, a produção de aço americana cresceu 4,7% no período e fechou com 50,7 milhões de toneladas. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
Manaus
Distribuidoras apoiam parecer da AGU que recomenda suspe...
12/06/26
Transição Energética
IBP debate protagonismo de São Paulo no mercado de energia
11/06/26
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Biometano
Gás Verde e Knauf fecham parceria para fornecimento de b...
04/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
03/06/26
Meio Ambiente
TIM amplia geração própria de energia renovável e usa in...
03/06/26
Investimento
Projeto de coleta de óleos e gorduras residuais irá rece...
03/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25