China

China promete conter níveis da dívida corporativa

Reuters, 10/01/2017
10/01/2017 09:35
Visualizações: 780

A China prometeu nesta terça-feira conter os altos níveis da dívida corporativa e cortar ainda mais o excesso de capacidade de carvão e aço, numa tentativa de Pequim de manter um crescimento econômico sólido e mais equilibrado enquanto evita bolhas de ativos.

A segunda maior economia do mundo provavelmente cresceu cerca de 6,7 por cento no ano passado, dentro da faixa determinada pelo governo como meta, mas enfrenta crescentes incertezas em 2017, disse o chefe da agência de planejamento estatal do país em entrevista à imprensa.

O crescimento do crédito na China tem sido "muito rápido" segundo os padrões globais, e sem uma estratégia abrangente para lidar com a dívida existe um crescente risco de crise bancária ou crescimento muito mais fraco, ou ambos, disse o Fundo Monetário Internacional (FMI) em outubro.

"Embora a economia doméstica esteja estável e melhorando, ainda enfrenta contradições e problemas", disse Xu Shaoshi, principal autoridade da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

"Temos a confiança, condições e capacidade para garantir que a economia opere dentro de uma faixa razoável."

Xu afirmou que a China não permitirá que a dívida de empresas não financeiras suba além dos níveis atuais, e vai ampliar os esforços para encorajar empresas a reestruturar suas dívidas. A dívida corporativa da China saltou para 169 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

Os líderes chineses devem aceitar um crescimento este ano de cerca de 6,5 por cento, disseram fontes.

Isso daria ao governo em teoria mais espaço para se concentrar em lidar com a dívida do país, e em conter a especulação que foi vista no ano passado nos mercados imobiliário, de commodities e de dívida.

Depois de um difícil início de 2016, a economia da China teve desempenho melhor do que muitos economistas esperavam diante dos gastos mais altos do governo em infraestrutura, avanço do setor imobiliário e empréstimos recordes de bancos estatais, o que alimentou um boom da construção.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.