<P>A produção de aço da China, maior produtor mundial, cresceu 23% em julho em relação ao mesmo mês de 2005, segundo o Departamento Nacional de Estatística do país. Os chineses dependem das importações de minério de ferro de países como Brasil e Índia. </P><P>Esse é um mercado muito fo...
BloombergA produção de aço da China, maior produtor mundial, cresceu 23% em julho em relação ao mesmo mês de 2005, segundo o Departamento Nacional de Estatística do país. Os chineses dependem das importações de minério de ferro de países como Brasil e Índia.
Esse é um mercado muito forte e tudo parece estar bem para que a situação se mantenha assim até o final do ano, disse Steve Campbell, operador da corretora de afretamentos marítimos Galbraith's, de Londres.
O Índice Baltic Dry, que mede o custo do afretamento de embarcações transportadoras de commodities, está em seu mais alto nível desde 11 de maio e subiu 17% em agosto. O índice, compilado pela Baltic Exchange, estava em 3.847 pontos no dia 31 de agosto. O preço do transporte marítimo de mercadorias também esta sendo sustentado pelo término da estação de monções na Índia, no final deste mês, o que reduzirá a produção de minério de ferro de algumas regiões do país em até 50%, disse Campbell.
O índice se recuperou de um breve declínio ocorrido no início de agosto, à medida que negociadores de contratos derivativos de frete reservaram navios para dar respaldo a suas estratégias no mercado de futuros, ou mercado de papel, disse Campbell. O Morgan Stanley, que negocia esse tipo de contrato, organizou seu afretamento de uma embarcação para o transposte de carga seca a granel no mês passado, informou a empresa em comunidado enviado por e-mail.
Fale Conosco
22