Acidente

China anuncia que limpou vazamento de petróleo em Dalian

Autoridades chinesas afirmam que a limpeza do maior vazamento de petróleo do país em todos os tempos já foi realizada, nove dias depois que um oleoduto explodiu quando um navio-tanque descarregava no Porto de Dalian, no norte da China. Os trabalhos de limpeza nas águas afetadas pelas 1,5 mil ton

Redação/ Agências
26/07/2010 16:36
Visualizações: 399
Autoridades chinesas afirmam que a limpeza do maior vazamento de petróleo do país em todos os tempos já foi realizada, nove dias depois que um oleoduto explodiu quando um navio-tanque descarregava no Porto de Dalian, no norte da China.


Os trabalhos de limpeza nas águas afetadas pelas 1,5 mil toneladas de petróleo derramados no litoral de Dalian, noroeste da China, terminaram neste fim de semana, anunciou hoje o Ministério de Segurança Marítima em comunicado.


"Após 160 horas de trabalho intenso, foi possível eliminar o vazamento de petróleo no mar", assegurou o vice-prefeiro de Dalian, Dai Yulin. O próximo passo, segundo Dai, será estabelecer navios de vigilância marítima para "consolidar" os trabalhos de limpeza e "remediar os efeitos da mancha no litoral".


No entanto, o jornal local Dalian Daily publicou hoje que apesar do fim das tarefas de limpeza nas praias afetadas pela maré negra, parte da mancha continuava no mar.


Contatados pela Agência EFE, funcionários do Governo de Dalian disseram desconhecer se os trabalhos de limpeza tinham sido finalizados. No dia 16 de julho, o uso inadequado de um catalisador para acelerar a entrada do petróleo nos oleodutos próximos a Dalian, propriedade da Petrochina, filial da estatal China National Petroleum Corporation (CNPC), gerou uma explosão que provocou a maré negra.


O Governo chinês guarda silêncio desde meados da semana passada a respeito da quantidade de petróleo que vazou após a detonação. Os últimos dados oficiais, da quinta-feira passada, se limitam a indicar que o petróleo alcançou os 430 quilômetros quadrados de superfície nas águas do Mar Amarelo.


Mais de mil navios trabalham na extração do petróleo, entre eles 40 navios especializados na recolhida de óleo, os que foram acrescentados um contingente de 2 mil soldados do Exército de Libertação Popular (ELP).


O porto de Xingang, cenário do incêndio, retomou na sexta-feira passada parcialmente a descarga de petróleo. Dalian é a cidade portuária mais importante do nordeste da China, com mais de seis milhões de habitantes, e conta com o segundo maior porto de mercadorias do gigante asiático.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19