América do Sul

Chile prepara licitação de blocos exploratórios

BNamericas
10/10/2006 03:00
Visualizações: 34

A petroleira estatal chilena, Enap, e o Ministério de Mineração e Energia estão elaborando as bases para a licitação de três blocos na bacia de Magalhães, localização austral XII Región, a fim de licitar as obras de exploração de risco compartilhado antes do fim do ano, disse à imprensa a titular da pasta, Karen Poniachik.

Dez companhia já manifestaram interesse nos três blocos denominados Coirón, Caupolicán e Lenga, informou a ministra.
 
A Enap e o ministério começaram a elaborar as bases de licitação há duas semanas. Poniachik mencionou o apoio tecnológico e financeiro como fatores que impulsionaram o Chile a buscar sócios.

Os três blocos estão entre os 11 da bacia que a Enap definiu segindo parâmetros geológicos. A emrpesa planeja explorar os outros oito blocos sozinha.

Ainda que o bloco próximo, o Lago Mercedes, produz gás, Poniachik destacou que o Estado não descarta a possibilidade de que os três blocos possam produzir petróleo.

A Enap sabe da existência de grandes reservas em Magalhães há décadas, mas apenas agora o preço do gás subiu o suficiente para que a exploração e produção na região sejam factíveis.

Em 2005, a Enap iniciou os trabalho de exploração e produção no bloco Lago Mercedes e a energética de Bermudas Geopark possui um contrato especial de operação de hidrocarbonetos no bloco Fell, na XII região. Em geral, as reservas de gás da região continuam em sua maioria sem explorar.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19