Produtos e Serviços

Chemtech oferece ao mercado soluções em processos industriais

A área de Segurança de Processos vem sendo mais valorizada ao longo da última década, principalmente por conta dos grandes acidentes ocorridos, provocando maior conscientização nas grandes empresas quanto à necessidade da gestão de riscos, além de potencial vantagem competitiva associada à

Redação
23/09/2009 12:58
Visualizações: 904

A área de Segurança de Processos vem sendo mais valorizada ao longo da última década, principalmente por conta dos grandes acidentes ocorridos, provocando maior conscientização nas grandes empresas quanto à necessidade da gestão de riscos, além de potencial vantagem competitiva associada à prevenção de perdas. A Chemtech - A Siemens Company tem atuado junto a empresas na implantação e como parceira na efetivação das práticas relacionadas à Gestão de Segurança de Processos, ou Segurança Operacional, bem como qualificado seus funcionários para que possam responder às demandas e novas tecnologias aplicáveis à Disciplina.

 

A Chemtech vem realizando inúmeros projetos de avaliação de riscos, incluindo a aplicação de técnicas como HAZOP, APR, Análise de SIL, LOPA e Análises Quantitativas de Riscos. Destaca-se o trabalho a ser finalizado em outubro de 2009 envolvendo avaliação completa de riscos para 15 instalações em operação no Espírito Santo, para a Unidade de Negócio da Petrobras naquele Estado.

 

No cotidiano das indústrias, refinarias, usinas e plataformas, há dezenas e dezenas de processos em funcionamento para que o objetivo final de produção seja atingindo, que é o de transformar insumos naturais em energia e produtos. Durante a gestão desses processos, é preciso estar atento à questão da segurança, caso contrário as perdas ocasionadas por acidentes podem contabilizar muito mais do que apenas prejuízos financeiros.

 

"Quando somos convidados a realizar um projeto de segurança de processo, temos de analisar os riscos inerentes a uma determinada atividade. Visitamos a unidade ou avaliamos os documentos de projeto de uma instalação futura, fazemos um inventário de substâncias tóxicas e perigosas, colhemos dados operacionais, observamos o perfil dos trabalhadores como grau de estudo, regime de turno, treinamento, freqüência de atualização etc.", revela Flávio Waltz, Gerente Sênior da Divisão de Projetos Especiais da Chemtech.

Waltz explica que, a Chemtech possui um grande diferencial no mercado, por contar com especialistas nas técnicas de análise de riscos e, ainda, com profissionais capacitados em quase todas as disciplinas de projeto para a área de Óleo & Gás, atuando nas áreas de refino, E&P e petroquímica. Esta capacitação permite oferecer soluções completas aos clientes para os riscos de processo identificados, como por exemplo na otimização da automação e proteção de processos, através de Sistemas Instrumentados de Segurança, além de projetos de sistemas de detecção de gases e de combate a incêndios.

 

 Acidentes de grandes proporções devem ser previstos proativamente. Temos de identificar os riscos e suas possíveis barreiras, sugerir mudanças físicas e, às vezes, comportamentais. As empresas estão mais sensíveis para a importância da segurança de processos tanto por questões regulamentares - como aquelas decorrentes de exigências da regulamentação da ANP para a área offshore sob o Regime de Segurança Operacional -, como pelas questões éticas e morais como também pela própria sobrevivência do  negócio", afirma Ricardo Bichmacher, Consultor Sênior da Chemtech.

Segundo Waltz, a Chemtech trouxe tecnologia para o Brasil e capacitou uma equipe especializada em projetos de dispositivos de alívio de pressão, como PSVs (Pressure Safety Valves) e vents, considerados elementos críticos para a segurança de processos. Estes elementos, que geralmente constituem a última camada preventiva de um acidente de maior proporção, normalmente têm a gestão de sua integridade auditadas e pode haver sanções caso não estejam dentro das normas nacionais e internacionais de segurança. Entretanto, indústrias de processo em operação costumam sofrer ampliações e mudanças, sem que as redes de alívio tenham sido verificadas e/ou reprojetadas.

 

A Chemtech avalia os dispositivos de alívio e os possíveis cenários críticos de sobre pressão em equipamentos tanto em instalações existentes, como também para novas unidades industriais. Projetando todos estes dispositivos contemplando os melhores requisitos para gestão do Ciclo de Vida dos componentes. No momento, a Chemtech possui dois importantes projetos em andamento nesta área,  para HESS e TESORO.
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.