Redação/Assessoria
A Enseada acaba de receber a unidade de perfuração SS Norbe VI, de propriedade da empresa Ocyan, braço de óleo e gás do Grupo Odebrecht. A previsão é que a plataforma permaneça no estaleiro para realização de manutenções de rotina. A unidade encontra-se disponível para novos contratos após um período de sete anos operando para a Petrobras.
Segundo o diretor de Novos Negócios da Enseada, Ruffo Chiconelli, poucos estaleiros no Brasil possuem cais com profundidade de 13 metros para receber uma sonda sem a remoção dos thrusters - equipamento propulsor instalado na parte inferior da embarcação.
“Atracar uma plataforma, com thrusters instalados, é um diferencial para nossos clientes. Além de um estaleiro com 1 quilômetro de cais com 13 metros de profundidade, somos um Terminal de Uso Privativo (TUP), autorizado pela ANTAQ e apto para receber e armazenar equipamentos e materiais diretamente no estaleiro. Outra vantagem do nosso parque industrial é o fato de possuirmos uma subestação elétrica de 29 MW de potência, que viabiliza que as embarcações sejam energizadas sem a necessidade da geração própria, resultando em economia para nossos clientes”, revela Ruffo.
Segundo o estaleiro, não está prevista a realização de serviços que demandem novas contratações de pessoal.
A Enseada Indústria Naval é proprietária de um estaleiro de 5ª geração localizado em região estratégica e de acesso aquaviário e rodoviário privilegiados no estado da Bahia, município de Maragojipe, o qual ocupa uma área total de 1.600.000m²
Sobre a NORBE VI
A plataforma, de propriedade da Ocyan, é uma semissubmersível de 5ª geração, capaz de operar em profundidades de água até 2.400m e profundidade do poço até 7.500m. A unidade possui equipamentos e instalações prontas para operar com sistema MPD (Managed Pressure Drilling) e suas variações. Desde julho de 2011 até julho de 2018, a plataforma realizou operações em 40 poços nas Bacias de Campos, Santos e Espirito Santo. Mais informações no site ocyan-sa.com
Fale Conosco
21