Biometano

Chamada Pública de Biometano da Bahiagás avança para uma nova etapa

Divulgação
22/07/2022 14:37
Chamada Pública de Biometano da Bahiagás avança para uma nova etapa Visualizações: 372

A Bahiagás avançou, neste mês de julho, para uma nova etapa da sua I Chamada Pública para aquisição de Biometano. O edital de abertura da Chamada foi lançado no último mês de maio, com o objetivo de acolher manifestações de interesse de produtores locais, para composição da carteira de novos supridores da Companhia.

A fase de recebimento de propostas se encerrou no último dia 12 de julho, com a demonstração do interesse dos operadores do segmento, através da apresentação de três ofertas comerciais. A Bahiagás passará, a partir de agora, para a etapa de análise das propostas. A previsão de encerramento da Chamada Pública está marcada para outubro deste ano.

A Bahiagás busca, com a Chamada Pública, ampliar e diversificar as suas fontes supridoras, aumentando a confiabilidade no provimento e a competitividade do uso do gás como fonte energética no estado. O gerente de Suprimento de Gás e Mercado da Companhia, Makyo Felix, avaliou positivamente o resultado dessa primeira etapa da Chamada. “Concluímos uma fase importante do processo e estamos com boas perspectivas para avançar nas tratativas sobre o suprimento de biometano”, pontuou.

Makyo destacou, também, a importância do movimento da Bahiagás, ressaltando os ganhos socioeconômicos e ambientais para o estado. “A Companhia cumpre o seu papel de indutora do desenvolvimento socioeconômico do estado da Bahia, através do incentivo ao estabelecimento e consolidação de uma cadeia produtiva do energético, que possui um importante atributo ambiental”, concluiu o gestor.

Biometano – O combustível possui composição semelhante à do gás natural e pode ser injetado na mesma rede já utilizada pelas distribuidoras. É derivado do biogás, por meio de um processo de purificação que reduz os teores de gás carbônico e água, e remove o gás sulfídrico. O resultado é um composto com mais de 90% de metano, possibilitando usos semelhantes ao do gás natural. O biogás, por sua vez, é produzido a partir de rejeitos orgânicos de atividades agropecuárias, industriais e do saneamento básico, através da decomposição por bactérias em biodigestores.

No Brasil, outras Companhias Distribuidoras Locais (CDLs) já estão desenvolvendo projetos com o biometano. As distribuidoras vislumbram, com o uso do energético, promover maior diversificação da base de supridores e aumentar a oferta do serviço de distribuição para potenciais consumidores, independente da sua proximidade com as suas redes atuais. Mais informações sobre a Chamada Pública de Biometano: www.bahiagas.com.br/chamadapublicabiometano

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.